ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

TJMS suspende afastamento de vereadores presos na Operação Polígrafo

Cinco vereadores são investigados pelo Gaeco; três continuavam longe da Câmara, mas desembargador suspendeu afastamento

Helio de Freitas, de Dourados | 01/03/2016 14:54
Vereadores que estavam afastados desde dezembro foram à Câmara durante a sessão de ontem à noite (Foto: Rogério Sanches/Fátima News)
Vereadores que estavam afastados desde dezembro foram à Câmara durante a sessão de ontem à noite (Foto: Rogério Sanches/Fátima News)

Mais três vereadores de Jateí, cidade a 292 km de Campo Grande, e o diretor geral da Câmara daquele município, reassumiram as funções nesta terça-feira (1º), por decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

O presidente da Casa, Francisco Alves de Araújo (PT), o “Tiquinho”, os vereadores José Pereira da Silva (PMDB) e Rose Monica Duck Ramos (PSL), além do diretor da Câmara, Paulo Eduardo Simplício da Silva, estavam afastados desde dezembro, por decisão da Justiça de 1ª instância.

Naquele mês, a Operação Polígrafo, do Gaeco Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), prendeu legisladores e servidores da Câmara, acusados de peculato, falsidade ideológica, falso testemunho e associação criminosa. Entre as acusações contra os políticos estaria a ocupação de dupla função pública, o que é ilegal. Além do mandato no Legislativo, eles teriam cargos na prefeitura.

Nesta segunda-feira (29), o desembargador Romero Osme Dias Lopes deferiu o pedido de liminar impetrado pela defesa e suspendeu o afastamento. Os vereadores chegaram a comparecer à Câmara durante a sessão de ontem à noite, mas apenas como visitantes.

O desembargador acatou os argumentos dos advogados de defesa, de que não existe mais motivação para a manutenção do afastamento dos acusados, já que todas as medidas cautelares foram cumpridas.

Outros dois vereadores de Jateí são investigados pelo Gaeco – Maria Aparecida Neres Leite e Jeovani Vieira dos Santos, que já tinham reassumido o cargo no Legislativo. Outro investigado é Davi Pereira de Brito, contador da Câmara.

Nos siga no Google Notícias