ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Tornado destrói cidade e causa naufrágio de barco com 27 a bordo

Liana Feitosa e Priscila Peres | 24/09/2014 18:44
Árvores caíram na avenida principal do município. (Foto: Toninho Ruiz)
Árvores caíram na avenida principal do município. (Foto: Toninho Ruiz)

Os ventos e a chuva que causaram estragos em Porto Murtinho, cidade a 431 km de Campo Grande, foram classificados como tornado pelo meteorologista Natálio Abrão Filho, da Uniderp/Anhanguera. A tempestade provocou destruição, incluindo o naufrágio de uma embarcação com turistas, no Rio Paraguai. Vinte e seis pessoas estavam a bordo. Vinte duas estão desaparecidas, três foram resgatadas com vida e um corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a prefeitura de Porto Murtinho, o Corpo de Bombeiros está focado nas buscas por sobreviventes do acidente. Mais de cem árvores caíram e há registros de destelhamento de imóveis. Equipes da prefeitura, dos Bombeiros e da Marinha estão envolvidas nos trabalhos.

O prefeito, Heitor Miranda informou ao Campo Grande News que já decidiu decretar estado de emergência.

O temporal - Segundo o meteorologista Natálio Abrão, às 17h foi registrado vento de 60 km/h na cidade. Mas, às 17h30, a velocidade aumentou para 93km/h.

Na hora do evento, a temperatura registradaa foi de 22 graus, sendo que às 15h da tarde foi registrada temperatura de 38 graus, uma queda de 16 graus.

Segundo o meteorologista, o tornado é formado devido à uma junção de características climáticas, sendo que a umidade e a alta temperatura influenciam na formação do fenômeno.

Esse tipo de ocorrência só é formado quando há um tipo específico de nuvem, conhecida popularmente como funil de nuvem.

O tornado tem, geralmente, cerca de 100 metros de espessura e se caracteriza pela formação de um corredor que não abrange quilômetros de extensão, mas causa muitos estragos.

Movimentação após o resgate de vítimas do naufrágio. (Foto: Edcarlos Oliveira)
Movimentação após o resgate de vítimas do naufrágio. (Foto: Edcarlos Oliveira)
Nos siga no Google Notícias