A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

24/03/2011 23:59

Eletrosul comunicou Casa Civil sobre situação em Água Clara

Paulo Fernandes

Trabalhadores foram levados para outras cidades; 80 foram presos.

A Eletrosul divulgou uma nota à imprensa informando as providências que tomou diante dos protestos na Usina São Domingos, no Rio Verde, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

A empresa diz que o incêndio nos seis pavilhões usados para alojamento dos 1.000 trabalhadores foi provocado por um grupo isolado de trabalhadores contratados pelo consórcio São Domingos, composto pelas empresas Engevix e Galvão.

Esse grupo também ateou fogo no centro ecumênico, refeitório, guarita e no centro de inclusão digital implantado para que pudessem manter contato gratuito com as famílias.

Trabalhadores disseram ao Campo Grande News que não receberam o salário e, ao pedir demissão, tiveram o acerto negado e a Carteira de Trabalho retida.

A Eletrosul informou que “imediatamente” ao ser informada do incêndio solicitou informações ao consórcio responsável pela obra e também o apoio da Secretaria de Estado de Segurança. Um grupo do Batalhão de Choque da Polícia Militar foi ao local do tumulto e deteve cerca de 80 pessoas supostamente envolvidas no episódio. A situação foi controlada. O Corpo de Bombeiros também foi ao local e pôs fim ao incêndio.

No início da noite de hoje, ainda conforme o documento, foram providenciados comida e transporte para os cerca de 700 trabalhadores que continuam na obra - distante a cerca de 60 quilômetros da cidade de Água Clara.

O Governo do Estado também foi acionado para providenciar escolta policial e reforçar a segurança nas cidades para as quais os trabalhadores serão transportados. Além disso, o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Justiça, Polícia Federal o Gabinete de Segurança Institucional e a Casa Civil da Presidência da República foram informados dos acontecimentos.

A Usina Hidrelétrica São Domingos é uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O início de operação está prevista para março de 2012, com capacidade para atender a mais de meio milhão de habitantes.

O documento não informa para onde os funcionários foram levados. A empresa também não fala sobre o pagamento dos salários e a suposta retenção da Carteira de Trabalho.

Situação em Água Clara está sob controle, diz comando da PM
O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Cel. Carlos Alberto David dos Santos, disse ao Campo Grande News que a situação em Água ...
Cigcoe envia 50 policiais para controlar situação em Água Clara
Um grupamento de 50 policiais do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) foi enviado no final da tarde de ho...
Trabalhadores incendeiam alojamento em obras de hidrelétrica em Água Clara
Trabalhadores que atuam na construção da Usina Hidrelética São Domingos, no município de Água Clara, incendiaram os alojamentos e veículos nesta tard...
Empresa não paga salário e mantém funcionários “presos” em Água Clara
Trabalhadores de uma empresa que faz parte do consórcio para construção da Usina São Domingos em Água Clara denunciam que não receberam o salário e, ...



meu boa tarde a todos os leitores .meus amigos e muito lamentavel esta cituaçao ,mas se for-mos querer faser obras importantes como usinas hidreletricas e querer ficar na cidade e muito bom mas nem sempre e pocivel.temos que pensar no progreço do nosso Paiz eu estive na usina sao domingo fazendo uma visita tecnica pela nossa empresa .duvidas me ligue
 
luis carlos alves em 16/12/2011 03:48:27
desde dia 21 vcs vem denunciando a situação dos trabalhadores .agora estão dizendo que todos foram avisados !!! incluindo o governo federal.resta saber para onde foram encaminhados os trabalhadores??? vamos ver que atitude nossos parlamentares vão tomar. isso que acaba de acontecer é uma vergonha para ms.seria de suma importancia vcs questionar com eles para ver se o que esses empregadores estão fazendo é certo?chegou a hora da verdade.
 
eunice g.artins em 25/03/2011 03:25:53
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions