ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Traficantes brasileiros ligados a facção criminosa são presos na Bolívia

Francisco Júnior | 18/03/2013 12:25

Oito brasileiros suspeitos de pertencerem a facção criminosa foram presos durante operação realizada pela Policia boliviana neste fim de semana, na região de Santa Cruz de La Sierra.

De acordo com o site Capital do Pantanal, foram detidos também dois colombianos, dois paraguaios e três bolivianos. Os integrantes da facção Marco Aurelio Gutiérrez (“Messi”), Wilson da Silva Barbosa (“Gordão”) e Claudio Emilio de Oliveira Junior - agiam como financiadores do processo de refino da droga e cada um tinha a missão de enviar uma carga de 350 quilos de cocaína pura para o Brasil e exterior. Alguns laboratórios operavam na Chiquitania.

O porta-voz do governo boliviano, Jorge Pérez, e o chefe da Felcn, Gonzalo Quezada, informaram que a Operação Doble A foi realizada com base em investigações da Polícia Federal do Brasil, segundo as quais a facção estaria atuava em território boliviano. Dos 20 mandados de prisão, foram cumpridos 15, além da apreensão de nove veículos, armas e dinheiro (dólar).

Quezada revelou que entre os detidos estão emissários e financiadores da facção, responsáveis pela instalação de uma base da facção em Santa Cruz, controlando as regiões de San Germán e Nuevo Horizonte. A cocaína era enviada de avião para Pedro Juan Caballero (Paraguai) e São Paulo. O grupo também contratava criminosos para matar agentes do governo e policiais.

Segundo o jornal El Deber, foram presas também duas brasileiras, Jackeline Dos Santos e Silvia Cristina da Silva, ligadas aos chefes do bando; os colombianos Mario Andrés Martínez e Mario Martínez Rodriguez; os paraguaios Luis Armando Paiba More e Delmira Mabel Flores; e os bolivianos David Aquino Antelo, María León Vivancos e Bertha Guzmán Caballero.

Nos siga no Google Notícias