ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Trânsito de veículos pesados é liberado, mas obra em ponte continua

Caroline Maldonado | 15/12/2014 09:56
Trânsito para caminhões de seis eixos foi liberado mas continua em "pare e siga" até março (Foto: Diário Corumbaense)
Trânsito para caminhões de seis eixos foi liberado mas continua em "pare e siga" até março (Foto: Diário Corumbaense)

O trânsito para caminhões com mais de seis eixos foi liberado na ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. No entanto, o tráfego para todos os veículos continua por apenas uma via, no sistema “pare e siga”, desde a colisão de um comboio de barcaças no dia 26 de agosto deste ano, que abriu uma fenda de aproximadamente 20 centímetros na estrutura.

A liberação para veículos pesados foi possível após a troca de aparelhos importantes para a sustentação da ponte, realizada na semana passada por empresa contratada pela seguradora da concessionária Porto Morrinho, que administra a ponte.

O objetivo era liberar a pista para tráfego normal até o Natal, mas a concessionária Porto Morrinho informou, nesta semana, ao jornal Diário Corumbaense que o trânsito deve voltar ao normal somente em março de 2015. A liberação ocorrerá apenas quando todas as etapas de intervenções forem concluídas.

A operação realizada na semana passada fez elevação de vigas da superestrutura, com sistema de macacos hidráulicos, para instalação de novos aparelhos de apoio de neoprene, conforme informou o o diretor técnico da Porto Morrinho, Wolney Freire. Para esta semana, está prevista a troca de mais aparelhos.

Acidente - A ponte foi atingida em agosto por um comboio de barcaças de um barco empurrador paraguaio. Em 2011, o empurrador Doña Carmen, também de bandeira paraguaia, que transportava 16 barcaças de farelo de soja bateu contra o pilar central da ponte. A colisão também abriu um vão de cerca de 20 centímetros na estrutura da ponte e o tráfego de veículos foi interditado, deixando a cidade isolada por quase seis horas.

Proteção - Em setembro, o Governo do Estado decretou situação de emergência, com o objetivo de conseguir a liberação de R$ 4 milhões do Governo Federal para construção de um dolfin, uma estrutura para proteger a ponte de acidentes futuros. A obra foi anunciada pela Seop (Seop (Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos).
A superintendência do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso do Sul informou ao Campo Grande News que está sendo elaborado o edital para contratação do serviço. De acordo com o Dnit, o edital é elaborado na modalidade RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada).

Nos siga no Google Notícias