ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Trens deixam de circular no centro da cidade ainda este mês

Liana Feitosa | 10/11/2014 18:59

A linha férrea que corta a cidade de Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande, será desativada ainda este mês, segundo o engenheiro Dirceu Deguti, da Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos), a responsável pela obra. De acordo com Deguti, a previsão é que o trem passe pela primeira vez pela nova linha, chamada de contorno, no dia 29 de novembro.

Segundo o engenheiro, André Puccinelli (PMDB) confirmou presença com a agência na inauguração oficial, marcada para 17 de dezembro. “Apesar de a inauguração acontecer apenas no mês que vem, já fomos autorizados a começar a desviar o caminho do trem a partir de 29 de novembro. Isso só não vai acontecer se acontecer algum imprevisto”, disse Deguti ao jornal Expressão MS.

Ainda não há data para a retirada dos trilhos que cortam a cidade. “No dia da inauguração, provavelmente, faremos um ato simbólico de corte dos trilhos, assim como aconteceu em Campo Grande, o mais importante é que as obras do contorno vem sendo concluídas”, completou o engenheiro ao jornal.

Problemas - A obra de construção do contorno ferroviário começou em 2010, mas foi interrompida em 2012 por conta de irregularidades apontadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). O MPF (Ministério Público Federal), então, ingressou uma ação civil pública em março deste ano com pedido de liminar para que o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e a Agesul assumissem a construção do contorno e concluíssem a obra em, no máximo, seis meses, pedido que não foi acatado pela Justiça Federal.

Em abril, foi a vez de justiça determinar o bloqueio dos bens de representantes do Dnit e da Agesul, além do proprietário da CMT Engesa Ltda, contratada para executar a obra ao valor total de R$ 2,3 milhões. No mesmo mês o ex-presidente da agência, Wilson Cabral, teve os bens desbloqueados. As obras foram retomadas em julho deste ano.

Nos siga no Google Notícias