A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

20/11/2014 13:19

Tribunal de Justiça ativa Juizado de Trânsito na segunda maior cidade de MS

Helio de Freitas, de Dourados
Tribunal de Justiça lançou em Dourados a campanha informativa dos serviços do Juizado de Trânsito (Foto: Eliel Oliveira)Tribunal de Justiça lançou em Dourados a campanha informativa dos serviços do Juizado de Trânsito (Foto: Eliel Oliveira)

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) ativou nesta quinta-feira o Juizado de Trânsito em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, com 210 mil habitantes, tem 130 mil veículos registrados e registra uma média de 90 acidentes por mês.

Veja Mais
Tribunal de Justiça implanta Juizado do Trânsito em Três Lagoas
Tribunal entrega unidade móvel do Juizado do Trânsito em Corumbá

O presidente do TJ, desembargador Paschoal Carmello Leandro e o desembargador Marco André Nogueira Hanson, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, entregaram, no Fórum da cidade, a van do Juizado de Trânsito.

Também foi lançada em Dourados a campanha informativa dos serviços do Juizado de Trânsito, já oferecidos para moradores de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas. De acordo com o TJ, em pontos de grande circulação de pessoas, serão distribuídas cartilhas, cartazes, panfletos e pequenos adesivos para carros com os telefones deste Juizado.

Estes materiais informam sobre a disponibilidade dos serviços e os casos em que a van poderá fazer o atendimento.

O Juizado de Trânsito atende apenas acidentes com danos materiais, sem a existência de feridos ou mortos. A van, que ficará à disposição das pessoas e poderá ser acionada por telefone, não fará atendimento quando o acidente envolver carros oficiais ou resultar dano ao patrimônio público, como postes, semáforos.

O atendimento também não é feito nos casos com indícios de crime de trânsito, como, conduzir veículo sob a influência de álcool e entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. Segundo o TJ, nesses casos deve ser solicitado o deslocamento de uma viatura da Polícia Militar pelo número 190.

Como funciona – Quando ocorre um acidente, os envolvidos ligam para a central de atendimento, que direciona a van do Juizado de Trânsito ao local do fato para atender o caso.

O veículo é climatizado e equipado com computador e câmera fotográfica para instruir a audiência. A equipe, formada por um policial militar e um conciliador, faz o levantamento necessário para a solução do conflito e, quando há conciliação, é feito o Termo de Conciliação.

Caso não haja a conciliação durante o atendimento, o conciliador marca uma audiência de instrução e julgamento e intima a parte, durante o atendimento na rua.

Nas cidades atendidas pelo Juizado de Trânsito, o serviço está disponível diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Em Dourados, os interessados podem ligar no telefone (67) 8462-8243. Em Campo Grande o telefone é 159 ou 0800-647-1333. Em Corumbá o número é o (67) 8467-8395 e em Três Lagoas (67) 8478-2201.

Van do Juizado de Trânsito ficará à disposição da população de Dourados para intermediar acidentes sem vítimas (Foto: Eliel Oliveira)Van do Juizado de Trânsito ficará à disposição da população de Dourados para intermediar acidentes sem vítimas (Foto: Eliel Oliveira)
Tribunal de Justiça implanta Juizado do Trânsito em Três Lagoas
Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, ganhou uma unidade móvel do Juizado de Trânsito na última sexta-feira (21). Agora, além das quatro va...
Tribunal entrega unidade móvel do Juizado do Trânsito em Corumbá
Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande tornou-se a primeira comarca do interior a ter uma unidade móvel do Juizado do Trânsito nesta quinta-feira...
Juizado de Trânsito terá novos veículos e uma central para atender em MS
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul vai substituir as atuais vans que atuam no atendimento de acidentes de trânsito em Campo Grande. Além da ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions