ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

TRT faz sessão itinerante para julgar 30 processos trabalhistas

Helio de Freitas, de Dourados | 19/05/2015 16:25

A cidade de Nova Andradina, a 400 km de Campo Grande, recebeu nesta terça-feira a sessão extraordinária itinerante do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul) para o julgamento de 30 processos oriundos do próprio município e das cidades de Fátima do Sul e Bataguassu.

Duas turmas de julgamento estão na cidade para a sessão itinerante. A primeira é formada pelos desembargadores Nicanor de Araújo Lima (presidente) e Márcio Vasques Thibau de Almeida, além do juiz Tomas Bawden de Castro Silva, titular da 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande, convocado para atuar na sessão.

Já a segunda turma do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul foi formada pelos desembargadores Francisco das Chagas Lima Filho (presidente), Amaury Rodrigues Pinto Júnior e Ricardo Geraldo Monteiro Zandona. Os trabalhos ocorrem na Câmara de Vereadores.

Justiça mais próxima – Para o presidente do TRT/MS, desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, a sessão itinerante aproxima a Justiça do Trabalho da comunidade. “Por muito tempo a Justiça foi algo distante, que se fechava em uma linguagem retórica e afastava o conhecimento do que era o direito. Hoje tem linguagem próxima, tranquila, serena e, sobretudo coloquial, uma vez que o direito nada mais é do que bom senso”.

A juíza titular da Vara do Trabalho em Nova Andradina, Neiva Márcia Chagas, disse que a iniciativa, pioneira no município, vai ajudar esclarecer a comunidade sobre os trâmites internos do órgão, principalmente em relação aos julgamentos, comumente realizados na Capital.

Na história – “Este dia ficará registado na história desta cidade, pois é a primeira vez que a população nova-andradinense recebe os membros de uma Corte para realizar uma sessão itinerante, contribuindo para promover a integração entre desembargadores, juízes, Ministério Público, advogados e partes”, afirmou ela.

Para o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PMDB), a iniciativa do TRT ajuda a acelerar os processos trabalhistas nas três cidades e reforça a importância regional da cidade. Ele citou que a posição estratégica do município também ajudou o TCE (Tribunal de Contas do Estado), a realizar em Nova Andradina o seminário de capacitação de gestores públicos da região leste e sul de MS, que deve reunir representantes de 17 municípios no dia 29 deste mês.

A Vara do Trabalho de Nova Andradina foi criada em 9 de fevereiro de 1990. A jurisdição se aplica às cidades de Nova Andradina, Angélica, Baytaporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Prefeito Roberto Hashioka fala na abertura da sessão itinerante do TRT em Nova Andradina (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
Prefeito Roberto Hashioka fala na abertura da sessão itinerante do TRT em Nova Andradina (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
Nos siga no Google Notícias