ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Turistas movimentam R$ 36 milhões no comércio da fronteira com a Bolívia

Caroline Maldonado | 06/10/2014 12:32
Cidade branca é considerada capital do Pantanal e atrai turistas de diversas regiões do mundo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)
Cidade branca é considerada capital do Pantanal e atrai turistas de diversas regiões do mundo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)

Turistas de diversas regiões do mundo movimentaram R$ 36 milhões no comércio da fronteira entre Brasil e Bolívia, em 2013. A área que fica a 15 minutos do Centro de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, recebeu 210 mil visitantes durante o ano passado, segundo a Fundação de Turismo do Pantanal. A expansão do turismo local será tema do II Encontro de Turismo de Fronteira Brasil/Bolívia, entre os dias 21 e 23 de outubro.

Durante o evento serão discutidas ações para o alinhamento de políticas públicas e o fortalecimento de negócios integrados entre os dois países. Segundo a Fundtur, estão previstas as realizações de palestras específicas sobre o tema do encontro, rodada de negócios, famtour e press trips, com a participação de autoridades e operadores turísticos brasileiros, bolivianos e paraguaios.

Na avaliação da diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, o trismo de fronteira é um ponto alto da economia local. "Somos um portão internacional de turistas reconhecido pelo Ministério do Turismo do Brasil. O setor de compras de produtos andinos e importados nessa fronteira vem se consolidando como grande atrativo turístico para a região do Pantanal de Corumbá e para as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, gerando oportunidades econômicas, com papel relevante na geração de empregos e divisas para os países, proporcionando a inclusão social, um dos preceitos do governo do prefeito Paulo Duarte”, disse.

Realização - O encontro será realizado na sede do Sesc/Corumbá, pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, com apoio da Fundtur (Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).

Também são parceiros na realização do evento o Ministério da Integração Nacional, Sebrae (Serviço Brasileiro de Atendimento a Micro e Pequenas Empresas), Seprotur (Secretaria de Estado de Produção e Turismo), Fundtur (Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Fecomércio (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), CET/MS (Câmara Empresarial de Turismo de Mato Grosso do Sul), Unidade Sesc/Corumbá, Alcadia de Puerto Quijarro, FTE (Fundacion Trabajo y Empresa) e OGD (Organización de Gestión de Destino Santa Cruz - Bolívia).

Nos siga no Google Notícias