ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Um ano após assumir Hospital da Vida, prefeitura diz que atendimento melhorou

Há um ano, fundação criada pela prefeitura assumiu hospital, então administrado pelo Evangélico; unidade fez 55 mil atendimentos

Helio de Freitas, de Dourados | 01/09/2015 12:08
Hospital ganhou uma nova UTI e o espaço antigo foi reformado para instalação de mais dez leitos (Foto: Eliel Oliveira)
Hospital ganhou uma nova UTI e o espaço antigo foi reformado para instalação de mais dez leitos (Foto: Eliel Oliveira)

Nesta terça-feira, 1º de setembro, faz um ano que o Hospital da Vida passou a ser administrado pela prefeitura de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Único hospital de urgência e emergência de média complexidade a atender pelo SUS os pacientes de toda a região sul de Mato Grosso do Sul, a unidade foi gerenciada até 31 de agosto do ano passado pelo Evangélico, uma empresa privada que era contratada pelo município.

De acordo com a prefeitura, em um ano de nova administração o Hospital da Vida foi reformado, aumentou o número de profissionais, instalou novos equipamentos e ganhou uma nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com dez leitos. O espaço, onde funcionava a antiga, foi reformado e a Secretaria de Saúde aguarda recursos do Ministério da Saúde para ativar outros leitos de terapia intensiva.

Conforme a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) – criada pela prefeitura para administrar o hospital e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – em um ano sob nova administração o H Vida fez 5.447 internações e 49.808 atendimentos ambulatoriais, totalizando 55.255 pessoas atendidas.

Mais equipado, o hospital faz atualmente uma média de 380 cirurgias por mês, inclusive procedimentos de alta complexidade, como cirurgia de tumor cerebral e cirurgia vascular.
“Passamos por uma situação bem difícil na transição. Tivemos que lidar com equipamentos da UTI totalmente sucateados, falta de medicamentos e insumos. Tivemos que locar equipamentos em caráter de emergência para conseguir administrar o hospital naquele período”, afirmou o gerente da Funsaud, Cassio Humberto Rocha.

Nos siga no Google Notícias