ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

União prorroga por mais 30 dias permanência da Força Nacional em MS

Priscilla Peres | 04/03/2016 10:56

Portaria de hoje do Ministério da Justiça prorrogou por mais 30 dias, a permanência da Força Nacional nas regiões de conflito, entre produtores rurais e indígenas de Coronel Sapucaia - distante 400 km de Campo Grande.

Assinada pelo ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que deixou o cargo na segunda-feira (29), a portaria da União de número 365 e data de 2 de março, tem validade a partir desta sexta-feira (4).

De acordo com a publicação, a Força Nacional vai atuar de forma complementar em apoio às atividades da Polícia Militar de Coronel Sapucaia, para prevenir e reprimir conflitos indígenas.

Conforme o Ministério da Justiça, a operação terá o apoio logístico do governo estadual, que pelo acordo de cooperação técnica se compromete a dispor de infraestrutura necessária à instalação de base administrativa, bem como permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública, durante a vigência da portaria.

Histórico - Em junho do ano passado, índios guarani-kaiowá do acampamento Kurusu Ambá voltaram a ocupar a fazenda Madama, localizada entre os municípios de Coronel Sapucaia e Amambai.

Pelo menos 60 pessoas entraram na fazenda oito anos após outra invasão, ocorrida em maio de 2007. Três dias depois da invasão, houve confronto entre índios e produtores e as polícias foram destacadas para o local, onde estão até hoje.

Nos siga no Google Notícias