ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Interior

União reconhece emergência pela chuva em mais 4 cidades de MS

Com isso, até o momento, situação foi reconhecida em 18 municípios

Aline dos Santos | 19/01/2016 08:00
Laguna Carapã teve estradas danificadas pela chuva intensa. (Foto: Divulgação)
Laguna Carapã teve estradas danificadas pela chuva intensa. (Foto: Divulgação)

O governo federal reconheceu nesta terça-feira situação de emergência devido à chuva intensa em quatro municípios de Mato Grosso do Sul. A portaria do Ministério da Integração Nacional, publicada hoje no Diário Oficial da União, é válida para Bela Vista, Deodápolis, Laguna Carapã e Mundo Novo, chegando a 18 as localidades que tiveram condição emergencial reconhecida em âmbito federal.

Com o reconhecimento, o governo do Estado elabora novo documento para requerer verba específica para o restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução nas cidades atingidas. O decreto estadual de situação de emergência nas quatro localidades foi divulgado em 22 de dezembro.

As cidades têm economia baseada na agropecuária, atividade que enfrenta graves impedimentos, principalmente no que diz respeito ao trato com a terra, escoamento de safra, comercialização do leite e abate de bovinos.

Em Deodápolis, a 252 km de Campo Grande, uma represa estourou e quatro pontes foram destruídas no começo de janeiro. Uma delas tinha sido reconstruída depois da chuva do fim de 2015. No município de Laguna Carapã, nos últimos 60 dias o volume de chuvas trouxe prejuízo nas áreas urbana e rural, com danificação de ruas, pontes, bueiros, estradas vicinais e rodovias estaduais.

Em dezembro de 2015, decreto da União reconheceu emergência em Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.

Até o momento, 28 municípios de Mato Grosso do Sul já decretaram situação de emergência devido às chuvas: Tacuru, Naviraí, Coronel Sapucaia, Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Juti, Aral Moreira, Eldorado, Itaquiraí, Japorã, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista, Laguna Carapã, Vicentina, Taquarussu, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Ivinhema, Campo Grande, Batayporã, Caracol e Fátima do Sul.

Nos siga no Google Notícias