ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Vendaval deixa zona rural sem energia e atrapalha produtores locais

Nyelder Rodrigues | 01/11/2016 22:51

O vendaval que atingiu na segunda-feira (31) Nova Alvorada do Sul - cidade localizada a 120 km de Campo Grande - causou estragos e danificou parte da rede de fornecimento de energia elétrica local. A maioria dos casos foi logo solucionada, mas há alguns em que na zona rural do município passou 24h sem luz.

Nesta noite, a situação persistiu da região da fazenda Lanceiro até o posto de combustíveis 210. "Semana passada foram quatro dias sem energia e agora já se passaram 24h. Nada funciona sem energia aqui. A ordenha está sem funcionar, por exemplo", comenta o produtor rural Rubens Garcia.

Ele ainda acrescenta que sem energia, ele perde carnes que ficam sem a conservação apropriada, e além de não ter como estocar corretamente as doses da campanha de vacinação contra a aftosa, que começou hoje. "Nem a bomba de água funciona, então estamos sem água a todo esse tempo", frisa.

De acordo com a Energisa, empresa responsável pelo distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, o que causou os transtornos foi o forte vendaval que atingiu ontem a cidade e deixou tanto a área urbana como a rural sem luz.

A queda de árvores na fiação da rede acabou danificando-a, deixando vários pontos sem energia. A Energisa diz que no mesmo dia a área urbana teve o fornecimento restabelecido e alguns pontos da área rural a luz voltou nesta terça-feira (1).

A dificuldade no acesso a algumas áreas e também a complexidade do serviço nesses locais fez com que demorasse mais o retorno, situação que ocorre agora na região citada pelo produtor rural Rubens Garcia.

"A empresa acionou o Plano de Contingência antes mesmo da chegada desta condição climática à região. As equipes de campo trabalharam de forma ininterrupta na realização dos reparos na rede, seguindo os protocolos de segurança exigidos para esse tipo de ocorrência e garantindo assim a segurança das equipes e da população", disse a empresa em nota.

Nos siga no Google Notícias