ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Ventos fortes e chuva alagam ruas e deixam cidade sem energia

Caroline Maldonado | 19/02/2016 10:22
Ventos derrubaram árvores e fios em Corumbá (Diário Corumbaense)
Ventos derrubaram árvores e fios em Corumbá (Diário Corumbaense)

Ventos e chuva forte alagaram ruas e derrubaram árvores em municípios do interior, entre ontem e a madrugada de hoje (19). Em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, o temporal teve vento de 37,44 Km/h, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

Os ventos são considerados fortes e podem causar ondas em lagos e rios, quando passam de 30 Km/h, conforme a meteorologista Cátia Braga. Em São Gabriel do Oeste, às 12h de ontem, o ventos atingiram 62,74 Km/h, patamar em que é impossível caminhar tranquilamente pelas ruas. Por lá, foram 13 milímetros de chuva, das 12h de ontem até as 6h de hoje.

Segundo o meteorologista Natálio Abrão, em Corumbá e Ladário a tempestade trouxe precipitação de 41 milímetros de chuva e depois mais 21 mm, durante a madrugada. Uma das estações registrou ventos de até 43 Km/h. O temporal durou cerca de uma hora, alagou ruas e atrapalhou o trânsito. Vários bairros ficaram sem energia elétrica por aproximadamente duas horas, conforme o jornal Diário Corumbaense.

Apesar de as chuvas causarem precipitação de apenas 4,6 mm, em Bataguassu os ventos também geraram transtornos, pois alcançaram 39,24 km/h ontem, às 15h. Em Ponta Porã, choveu 15 mm. O total de chuva do mês foi de 68,2 mm e histórico é de 161,9 mm, ou seja, as próximas semanas podem trazer mais temporal.

Em Maracaju, a Defesa Civil emitiu recomendação para que os condutores redobrem os cuidados ao passar pela Avenida Oswaldo Cardoso, próximo a Vila Militar. Em função do risco de alagamento no Córrego dos Bugres, a Defesa orienta que os motoristas não tentem atravessar o local, caso a água esteja subindo, pois os veículos podem ser arrastados.

Previsão – Hoje (19), há possibilidade de pancadas de chuva de até 20 milímetros, na região leste e central do Estado. Está prevista a ocorrência de descargas elétricas, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

Em Corumbá, o céu fica parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A temperatura fica entre 25°C e 35°C. Para amanhã (20), está prevista chuva o dia inteiro na cidade.

Na região de Aquidauana, que teve apenas chuva fraca durante esta madrugada, a temperatura chega aos 35°C e deve haver pancadas de chuva à tarde, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Não deve chover na região oeste, que abrange os municípios de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho. Em Campo Grande, haverá pancadas de chuva à tarde, com volume estimado em até 25 milímetros.

Em Bela Vista, também houve chuva fraca durante a noite. No início do mês, famílias que moram próximo ao Rio Apa tiveram que deixar suas casas em função de alagamento. Os moradores não tiveram transtorno desta vez, segundo a Defesa Civil.

Nos siga no Google Notícias