ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Vereador tem alta, depõe às 15h, mas sessão de cassação fica para janeiro

Helio de Freitas, de Dourados | 19/12/2014 13:56
Adriano José Silvério ficou dois dias internado por problema na vesícula, mas teve alta hoje e voltou para o presídio (Foto: Divulgação)
Adriano José Silvério ficou dois dias internado por problema na vesícula, mas teve alta hoje e voltou para o presídio (Foto: Divulgação)

Após dois dias internado no hospital da Cassems, o vereador Adriano José Silvério, um dos dez presos na Operação Atenas, da Polícia Federal, voltou hoje para a penitenciária de Naviraí, a 366 km de Campo Grande. Ele teve uma crise de vesícula e precisou ser hospitalizado na quarta-feira devido às fortes dores.

Com o retorno de Silvério para o presídio, a Comissão Processante instalada pela Câmara do município para apurar quebra de decoro por parte de quatro vereadores que estão presos, poderá, enfim, ouvir seu depoimento e concluir o relatório. O interrogatório será às 15h desta sexta, em uma sala do presídio, segundo informou ao Campo Grande News o presidente da comissão, Márcio Scarlassara.

Além de Adriano, enfrentam o mesmo processo de cassação os vereadores Cícero dos Santos, o Cicinho do PT – também recolhido na penitenciária da cidade –, Marcus Douglas Miranda, que está em prisão domiciliar, e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, em liberdade desde a semana passada por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A crise de vesícula de um dos acusados na Operação Atenas atrasou o trabalho da comissão e a sessão para julgamento do processo de cassação não vai mais acontecer na semana que vem. “Chegamos a pensar em desmembrar o processo do Adriano, para não atrasar todo o trabalho, mas como ele teve alta, vamos fazer o interrogatório hoje e na segunda começa a contar o prazo de cinco dias para as alegações finais da defesa”, informou Scarlassara (PSDC).

Com o atraso e devido ao período de Natal e Ano Novo, a sessão para julgamento dos vereadores deve acontecer no dia 12 de janeiro de 2015. O relatório final, indicando a cassação ou absolvição dos acusados, será entregue ao presidente da Câmara, Moacir Aparecido de Andrade (PTdoB), que vai convocar a sessão.

Outros três vereadores – Elias Alves (Pros), Gean Carlos Volpato (PMDB) e Vanderlei Chagas (PR), já afastados da Câmara, enfrentam outra Comissão Processante, porque também foram transformados em réus na ação penal que investiga crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraude em licitação e peculato. O processo deles, no entanto, começou depois e só deve ser concluído em janeiro.

Há duas semanas os vereadores de Naviraí vêm enfrentando pressão da população para acelerar a cassação dos acusados de envolvimento no esquema de corrupção desmontado pela Polícia Federal.

Moradores que foram à sessão do Legislativo na semana passada chegaram a pedir a cassação inclusive dos cinco denunciados pelo Ministério Público, mas que permanecem nos cargos porque a Justiça não aceitou a denúncia.

Entre eles estão o presidente, Moacir Andrade, e os membros das duas comissões processantes, exceto Márcio Scarlassara, que era suplente e só assumiu em definitivo após a renúncia da vereadora Solange Melo.

Nos siga no Google Notícias