ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Vizinhos de fazendas invadidas se sentem ameaçados e denunciam roubo de gado

Bruno Chaves | 29/10/2013 12:54
Ao todo, são 79 fazendas invadidas em MS (Foto: Divulgação/Famasul)
Ao todo, são 79 fazendas invadidas em MS (Foto: Divulgação/Famasul)

Proprietários rurais vizinhos de fazendas invadidas em Mato Grosso do Sul estão temerosos quanto às ações indígenas no interior do Estado e se queixam de coação, ameaça e até roubo de gado.

Segundo informações da Famasul (Federação da Agricultura e Agropecuária de Mato Grosso do Sul), um dos casos acontece na Fazenda Campo Flor, localizada em Iguatemi, próxima à fazenda Cambará, invadida em agosto de 2011. O administrador da propriedade, Domingos Borges Sorgatto, afirma que, desde a invasão, vários bovinos desapareceram do local.

Para Sorgatto, o fato de a Campo Flor ficar próxima a aldeia e a área invadida facilita o tumulto causado pelos indígenas, que dificultam o manejo, quebram cercas e fazem ameaças.

"Eu fico inseguro de exercer o meu trabalho. Eles entram gritando com os animais até eles pularem a cerca, agem em bando e circulam o tempo todo dentro da propriedade", afirma.

O administrador lembrou que boletins de ocorrências foram realizados na Polícia Civil relatando o desaparecimento de quatro cabeças de gado. O mesmo procedimento será feito na Polícia Federal.

Paulo Schemberger, dono da Fazenda Campo Flor da Lagoa, que também fica próxima a Fazenda Cambará, se diz intimidado com a presença dos indígenas. "Quando preciso passar pelo caminho próximo à área invadida e os encontro reunidos, fico receoso com a abordagem. Além disso, eles têm o costume de jogar pedras nos veículos", ressalta.

Em reunião entre produtores e dirigentes da Famasul, a proprietária da Fazenda Quitandinha, Dalva Malaquias Ferreira, de Dois Irmãos de Buriti, fez um relato das constantes ameaças, furtos e intimidações dos indígenas em sua propriedade.

"Eu não tenho sossego. Os indígenas capturam meu gado, dão tiro, carneiam e levam meus animais. Já acionei a Força Nacional por duas vezes e a recomendação que tive era para levar os animais para outra área e tomar cuidado. Ou seja, eu não tenho para quem pedir ajuda", desabafou.

Invasões do Estado – Dados da Famasul apontam que, atualmente, existem 79 propriedades invadidas em Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com a federação, das 79 fazendas, 21 foram invadidas apor acordo firmado entre produtores e indígenas com o Ministério da Justiça, oportunidade em que os índios se comprometeram em não promover mais ocupações.

Os produtores rurais se queixam da morosidade do Governo Federal na resolução dos impasses fundiários e fixaram o prazo de 30 de novembro para que seja apresentada uma proposta de ação concreta para os litígios de terra no Estado.

A partir desta data, a categoria afirma que serão retomadas as ações e medidas para o cumprimento das decisões judiciais, além de informar que vai se retirar da mesa de negociação.

Nos siga no Google Notícias