ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Iscas para mosquito da dengue serão testadas em MS

Redação | 26/11/2008 10:52

Mato Grosso do Sul, mais precisamente Campo Grande, foi escolhida para os testes que vão respaldar a escolha da isca ideal para que o Ministério da Saúde implemente na captura do mosquito da dengue, o aedes aegypti.

São quatro iscas que estarão em teste a partir de janeiro: a Mosquitrap, Adultrap, Ovitrampa e BG-TRAP. Cada uma delas usa de um elemento para atrair o mosquito. Desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo), a Adultrap usa água, o que dá viabilidade ao dispositivo. Já a Ovitrampa, desenvolvida pela Universidade de Minas Gerais, usa um atrativo importado e por isso tem custo maior.

O superintendente estadual de Saúde, Eugênio Barros, afirma que será avaliada a eficiência e viabilidade de cada uma das armadilhas e com base nos experimentos será possível conhecer a relação de custo e benefício de todas.

Barros afirma que o projeto será desenvolvido no Estado por iniciativa do governo, que se prontificou a isso. Na parceria, o Estado entra com a mão-de-obra e o Ministério da Saúde com a pesquisa e a tecnologia.

Depois de atrair os mosquitos, as armadilhas os retém. O a gente de saúde fará a contagem dos mosquitos e identificará se há fêmeas entre os capturados, um indício da presença de focos. Assim será possível mensurar o índice de infestação de uma forma mais precisa e ágil, porque os agentes deverão usar palm tops.

Intercâmbio

Nos siga no Google Notícias