ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Itaipu volta a operar, mas problema continua em 4 locais

Redação | 10/11/2009 23:20

Há pouco o diretor do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Eduardo Barata, disse em entrevista ao jornal da Globo News que apenas Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro continuam sem luz, dos 12 estados - mais o Distrito Federal, atingidos pelo blecaute.

Em Minas Gerais o problema ainda é parcial, afirma o diretor. A informação é de que aos poucos a energia será restabelecida, porque hidrelétrica de Itaipu já voltou a operar normalmente.

Segundo o Ministério de Minas e Energia houve um desligamento completo da usina de devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas.

Também em entrevista a sites de São Paulo, o ministro Edson Lobão disse que os técnicos ainda estão analisando detalhes do problema. Ele garante que o blecaute não foi provocado por falta de qualidade do sistema, "como no passado".

Ao Portal IG, Lobão assegurou que "o sistema é bom, funciona bem, é confiável e seguro."

O ministro diz que a prioridade agora é restabelecer o fornecimento, o que deve durar no máximo 3 horas, afirma.

" Vamos tomar todas as providências necessárias para religar o sistema. A usina de Itaipu, que havia sido desligada, já está religada. Agora temos que ver como fazer o sistema de transmissão voltar a funcionar."

O apagão atingiu Acre, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Roraima e o Distrito Federal, além do Paraguai.

Nos siga no Google Notícias