ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Jacini revela que Estado vai receber mais de 100 viaturas até fim do ano

Ludyney Moura | 17/09/2014 19:25

Mato Grosso do Sul vai receber, até o final do próximo mês de outubro, 114 novas viaturas. A revelação foi feita hoje (17) pelo titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, durante reunião de metas com comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil, na governadoria.

“Estamos aguardando apenas a caracterização de alguns veículos e a entrega de outros pelas vencedoras das licitações, mas todos já foram comprados”, revelou Jacini. Do total de viaturas, a Policia Militar vai receber até o final do ano 46 veículos, a Policial Civil outros 50 e mais cinco para Coordenadoria Geral de Perícias, todas caracterizadas.

Fecham a conta apresentada por Jacini, uma viatura para o CIOPS, nove para a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), cinco para a Sejusp e sete para a SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), estas últimas descaracterizadas.

Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado, por meio do programa MS Forte 2, ao custo de R$ 6,3 milhões. O secretário ainda revelou que outras 37 viaturas serão entregues para os municípios localizados na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, adquiridas através do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira), desenvolvido pelo Governo Federal por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), com contrapartida do Governo do Estado.

“No total são 160 novas viaturas que irão equipar todas as forças de segurança, melhorando a qualidade dos serviços prestados a população”, disse Wantuir Jacini, que emendou que desde o início de 2007 até hoje, a atual gestão entregou 1,6 mil viaturas policiais aos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Números – Ainda durante a reunião com os responsáveis pela segurança pública estadual, Jacini revelou dados que colocam Mato Grosso do Sul como o Estado da Federação com o maior índice de esclarecimento de homicídios, com taxa superior 62%, percentual que em Campo Grande ultrapassa 70%. “Neste quesito estamos muito bem, graças aos trabalhos dos senhores, já que a média nacional é de 30% de esclarecimento de homicídios”, pontuou o secretário.

Jacini também apresentou números como a quantidade de apreensões de drogas nos oito primeiros meses de 2014, 140,7 toneladas, um número quase 75% superior ao mesmo período de 2013. Houve queda no número de prisões no período e no número de armas tiradas de circulação.

“Como aumentaram as apreensões de drogas e prisões por tráfico é normal caírem as apreensões de armas, já que são estes, crimes conexos”, finalizou Jacini.

Nos siga no Google Notícias