ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Jovem de MS morre de doença rara que preocupa estados do Nordeste

Michel Faustino | 07/11/2015 11:21
Lediane estava internada desde o dia 02 de outubro, mas não resistiu e morreu na sexta-feira. (Foto:Reprodução/ArquivoPessoal)
Lediane estava internada desde o dia 02 de outubro, mas não resistiu e morreu na sexta-feira. (Foto:Reprodução/ArquivoPessoal)

Lediane da Silva, 26 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (06) em Rondonópolis (MT), vítima de uma doença rara conhecida como síndrome de Guillain-Barré, que já matou ao menos uma pessoa no Nordeste este ano. A jovem estava internada desde o último dia 02 de outubro, mas ontem o estado de saúde se agravou e ela não resistiu. O corpo de Lediane foi velado na Câmara Municipal de Sonora, e o enterro estava previsto para ocorrer às 11h.

Os familiares de Lediane moram em Sonora, e ela residia no município de Paratinga (MT). No dia 02 de outubro ela passou mau e foi transferida para o hospital de Rondonópolis onde permaneceu internada até esta sexta-feira, quando teve uma complicação e não resistiu.

De acordo com o médico infectologista Rivaldo Venâncio a síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano e pode evoluir de outras doenças como a dengue, zika, influenza, sarampo ou qualquer outra infecção sistemática.

O infectologista ressalta que apesar de poder evoluir da doença, os sintomas não são os mesmos da dengue, sendo que a Guillain-Barré afeta em sua maioria o sistema neurológico.

Venâncio alerta que a doença não tem uma causa definida. Normalmente o paciente pode apresentar, algumas semanas antes da doença se instalar quadros de infecção. Não há registros, ao menos recentes, de casos da doença em Mato Grosso do Sul.

Nordeste em alerta – Casos da doença rara têm colocado as autoridades de saúde de alguns estados do Nordeste brasileiro em alerta.

Na Bahia, foram registrados 50 casos da doença neste ano. Também foram registrados 14 casos no Maranhão e seis na Paraíba, onde uma pessoa morreu.

Jovem de MS morre de doença rara que preocupa estados do Nordeste
Nos siga no Google Notícias