ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Jovem suspeita de matar bebê diz que escondia gravidez da família

Leandro Abreu | 14/06/2016 15:12
Mãe enrolou recém-nascida em toalhas e escondeu em mala. (Foto: Reprodução/ Ivi Agora)
Mãe enrolou recém-nascida em toalhas e escondeu em mala. (Foto: Reprodução/ Ivi Agora)

Em depoimento à polícia, a jovem de 23 anos presa por matar asfixiada sua filha recém-nascida disse que sabia da gravidez de oito meses, mas a escondia por medo e vergonha da família. A mulher foi presa na cidade de Dracena, no interior de São Paulo, mas é moradora de Ivinhema, município a 282 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a delegada Luciana Nunes Falcão Mendes, da DDM (Delegacia da Defesa da Mulher) de Dracena, a jovem estudava fisioterapia em uma universidade na cidade de Adamantina, mas trancou o curso no fim do ano passado. “Desde abril, ela tinha voltado para Adamantina para terminar o processo de tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ela estava hospedada na casa de uma amiga, quando na madrugada de sexta-feira (10) ela disse que passou mal, entrou em trabalho de parto e teve o bebê no banheiro da casa. Em seguida, ela acreditava que o bebê estava morto, enrolou em uma toalha e escondeu na mala”, detalha.

Perguntada durante o depoimento porque não chamou os familiares da amiga, que sabiam da gravidez, a jovem afirmou que estava com muito medo e não sabia o que estava fazendo. “No fim da tarde de sexta-feira ela ligou para uma outra amiga daqui de Dracena, para buscá-la. Quando chegou aqui, ela passou mal por conta da hemorragia e foi internada no hospital. Após exames, foi confirmada pelo obstetra de plantão a suspeita de aborto, que foi comunicada à Polícia Civil no sábado”, comenta a delegada.

No domingo, a polícia fez buscas para identificar a amiga de Dracena, que a levou até o hospital. “Ela foi ouvida e apresentou a mala que pertencia à jovem para o plantão vistoriar. Foi nesse momento que abriram e encontraram a bebê morta. O laudo necroscópico do bebê confirmou que ele nasceu com vida, pois chegou a respirar. Está confirmado também que a morte foi por asfixia mecânica, mas o inquérito deve apurar ainda se ela sabia que o bebê estava vivo, se a asfixia seria dos panos ou se ela mesma asfixiou”, explicou Luciana, lembrando que a polícia ainda deve apurar se a jovem entrou em trabalho de parto ou se fez alguma manobra abortiva.

Por conta do crime ter ocorrido em Adamantina, a investigação do caso foi transferida nesta terça-feira para a Delegacia da Mulher do município. A jovem foi presa em flagrante por infanticídio, que tem pena de 2 a 6 anos de prisão.

A família da jovem, que mora em Ivinhema, foi informada sobre o caso e já está em Dracena. “Como o bebê nasceu com vida, ele precisa ser registrado pela família e enterrado em seguida. Eles já estão aqui na cidade para esse trâmite. O pai da criança também já foi identificado, mas não terá a identidade revelada por enquanto”, conclui a delegada.

A jovem estava entre a 37ª e 38ª semana de gestação e a criança nasceu com 2,7 kg. Ela está presa na cadeia de Dracena e deve ser transferida ainda hoje para a penitenciária feminina de Tupi Paulista.

Nos siga no Google Notícias