ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Juiz afirma que planejamento para reintegração de posse é da PF

Nyelder Rodrigues e Aline dos Santos | 01/06/2013 20:59

O juiz federal Ronaldo José da Silva, que determinou a reintegração de posse na fazenda Buriti, em Sidrolândia, afirmou que a maneira como será cumprida a decisão são definidos pela Polícia Federal (PF).

Conforme Ronaldo, outro juiz decidiu em favor do proprietário Ricardo Bacha, e ele apenas determinou que houvesse a reintegração, prevendo que para isso fosse respeitando a integridade física dos envolvidos.

Além disso, o juiz contou que a determinação foi entregue à Superintendência da Polícia Federal, e não indicava que deveria haver apoio de outras forças policiais, como o Cigcoe. O juiz diz que todo o planejamento é feito pela PF, conforme achar necessário.

Ronaldo também aponta que o período que a primeira decisão pela reintegração de posse, suspensa até o dia 29, deveria ter sido usado pela Funai (Fundação Nacional do Índio) para tentar retirar os terenas pacificamente da área ocupada.

Perícia – Legistas e peritos federais, de fora de Mato Grosso do Sul, foram chamados para fazer novos laudos.

O corpo do índio morto no conflito, Oziel Gabriel, passa por nova autópsia em Campo Grande. Um perito da Secretaria de Direitos Humanos também veio de Brasília para acompanhar o caso.

Segundo o procurador da República, Emerson Kalif Siqueira, foram localizadas projéteis calibre .40, .45 e 9 mm no local onde aconteceu o conflito, todas de uso restrito.

Nos siga no Google Notícias