ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Juiz manda Governo pagar farda para todos os policiais e bombeiros de MS

Edivaldo Bitencourt | 13/05/2015 16:19
Governo foi condenado a fornecer farda gratuitamente a todos os militares (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Governo foi condenado a fornecer farda gratuitamente a todos os militares (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

Sentença do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, determina que o Governo do Estado a fornecer gratuitamente o uniforme para os policiais militares e bombeiros de Mato Grosso do Sul. Ele acatou pedido feito pela Associação Beneficente dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais dos Bombeiros Militares (ABSSMS).

O juiz manda que o Governo pague os uniformes de todos os policiais militares e bombeiros. Atualmente, o fardamento é fornecido gratuitamente para alunos, cabos e soldados. Os demais militares são obrigados a pagar do próprio bolso, apesar do uso da farda ser obrigatório.

Na ação, a entidade alegou que o tratamento dado pelo Estado é “desigual, ilegal e discriminatório”. Cita a Lei Complementar 053/1990, que garante o direito do uniforme por conta do poder público a todos os policiais militares, sem exceção.

O Governo alegou que a Lei Complementar 127/2008 regulamentou a questão e dá amparo legal para medida de só fornecer fardamento gratuito para os alunos, soldados e cabos. Também garante que não fere o princípio da isonomia e da legalidade.

“O policial ou bombeiro não tem a faculdade de usá-la, estando em serviço, seu uso é necessário e obrigatório”, argumentou Oliveira Filho. Ele destaca que todos são obrigados a usar a farda e não se pode tratá-los de forma desigual. Para o magistrado, a medida de não fornecer uniforme aos oficiais é inconstitucional.

Inicialmente, a associação pediu o fornecimento de fardamento apenas para os associados. No entanto, a sentença concede o benéfico para todos os militares. O Governo pode recorrer da sentença.

Nos siga no Google Notícias