ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Juiz manda lacrar equipamentos de escutas em presídio

Redação | 05/07/2010 10:09

O juiz federal da 5ª Vara e corregedor da Penitenciária Federal de Campo Grande, Dalton Igor Kita Conrado, determinou que os equipamentos de gravação de áudio e vídeo existentes nos parlatórios (espaço em que os presos conversam com os advogados) e nas salas de visita de íntima sejam desligados e lacrados.

Contudo, os materiais poderão voltar a ser utilizados. "A deslacração e utilização dos equipamentos de monitoramento das celas de visita íntima e dos parlatórios deverão ser precedidas de autorização judicial emanada do juiz federal corregedor da penitenciária", informa o magistrado.

No documento enviado à OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o juiz federal informou que determinou que a administração da Penitenciária Federal "deverá providenciar o desligamento dos dispositivos de gravação, denominados DVR's, do sistema de monitoramento existente nas celas de visita íntima e nos parlatórios, bem como a lacração dos cabos que se conectam aos DVR,s".

A penitenciária terá, também, que lacrar os gabinetes onde se encontram instalados os equipamentos, com a utilização de lacre numerado.

Para o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte, o juiz demonstrou boa vontade, porém reforça que a entidade quer a retirada dos equipamentos. "A OAB/MS jamais poderá concordar com a existência de equipamentos nos parlatórios, bem como a sua utilização, ainda que mediante ordem judicial, especialmente quando o advogado não é o investigado".

As denuncias sobre o presídio federal foram feitas em 2008, após agentes penitenciários federais apontarem a existência de equipamentos para gravações nas celas.

O Ministério da Justiça, em correspondência à OAB, admitiu a existência do sistema de gravação.

Nos siga no Google Notícias