ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Juiz manda transferir 663 presos de presídios na Capital

Redação | 14/03/2010 11:04

O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo de Souza, determinou a transferência de 663 presos do Complexo Penal de Campo Grande até a próxima quarta-feira. A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recorreu, mas não conseguiu derrubar a liminar.

O Estado ainda tem esperanças de derrubar a decisão. Na quarta-feira, às 8h, a Seção Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) julga o recurso do órgão estadual para suspender a liminar e não ser obrigada a acabar com a superlotação nos presídios.

O relator do processo é o desembargador Dorival Moreira dos Santos. Em outras duas manifestações, ele se mostrou favorável aos presos. Foi o relator do processo que determinou a liberação de 300 internos do regime semi-aberto cumprindo o fechado em Dois Irmãos do Buriti e pela manutenção da interdição do Centro de Triagem.

Caótico - O MPE (Ministério Público Estadual) pediu a transferência de 1.229 presos do Complexo Penitenciário de Campo Grande. A Defensoria Pública pediu a interdição da Penitenciária de Segurança Máxima, do Centro de Triagem e do Presídio de Trânsito, que estão superlotados.

Em 17 de novembro do ano passado, Francisco Gerardo acatou parcialmente o pedido de liminar e determinou a transferência, em 120 dias, de 663 presos, sendo 150 da Penitenciária de Segurança Máxima, 62 do Centro de Triagem e 451 do Presídio de Trânsito.

Em 20 de novembro, o desembargador Dorival Moreira dos Santos negou a concessão de liminar, em mandado de segurança, para suspender a decisão do magistrado. O prazo para o Estado transferir os presos termina nesta semana. A medida poderá ser suspensa pela Seção Criminal do TJ/MS, que analisará o recurso na quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias