ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Juiz propõe projeto para monitorar presos com pulseiras

Redação | 30/05/2008 12:39

O juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Vitor Luís de Oliveira Guibo, encaminhou à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) uma proposta para o monitoramento de presos. O projeto prevê que os presos usem pulseiras que custam de U$S 4,00 a U$S 10,00, conforme a tecnologia utilizada.

O magistrado já se reuniu com representantes de três empresas que detêm tecnologias para fornecer as pulseiras de monitoramento. Inicialmente, o projeto é para os internos que cumprem pena no regime aberto, que poderiam até ser dispensados do pernoite, de acordo com a autonomia da pulseira.

A iniciativa do juiz possibilitará melhor controle dos internos, visto que uma das grandes dificuldades existentes na Vara refere-se a presos que têm deferido algum tipo de benefício, como o regime aberto, o livramento condicional ou a saída temporária. Atualmente, a fiscalização é feita somente pelo comparecimento do beneficiado ao Fórum e pela ausência de cometimento de delitos, segundo informações da assessoria de imprensa do TJ/MS.

Quando o juiz defere o livramento condicional ou o regime aberto, deve estipular as condições, como proibição de freqüentar determinados lugares e ausentar-se da comarca onde reside. Com a pulseira eletrônica, haverá um método de controle dos benefícios do preso pelo Estado e as imposições ao preso serão fiscalizadas a distância.

O sistema foi implantado a cinco presos de Guarabira (PB), por meio do projeto Liberdade Vigiada - Sociedade Protegida, desde julho de 2007. Trata-se de um dispositivo discreto que não expõe aos detentos.

Nos siga no Google Notícias