ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Juíza indefere pedido para retirar cateter sem laudo

Redação | 20/01/2010 17:41

A juíza Maria Isabel de Matos Rocha indeferiu o pedido de Celina Malheiro Antônio, que está com um cateter do tipo intracath em uma artéria e requisita a retirada do objeto metálico. A magistrada não aceitou o pedido porque não existe prescrição médica para a realização do procedimento cirúrgico.

Na mesma decisão, a juíza determina que a Santa Casa, unidade médica onde foram realizadas as cirurgias das quais uma resultou no problema à Celina, repasse, à Justiça, informações acerca da paciente. A juíza determina que o hospital revele, por exemplo, quais os médicos da equipe responsável pela operação em Celina e se ela procurou a Santa Casa para excluir o cateter de seu corpo. O prazo dado para a defesa é de 60 dias.

A juíza também determina que seja feita uma perícia médica para comprovar a gravidade da patologia e explicitar a real necessidade da cirurgia pleiteada. Foi nomeado como perito o médico Sílvio Haddad, que tem dez dias para aceitar ou não o trabalho.

Na decisão, a juíza aponta quais pontos devem ser esclarecidos pelo perito. Ele deverá responder às perguntas: a) Qual o estado de saúde da autora e a gravidade. b) Qual o grau de eficácia do tratamentos não cirúrgico e do tratamento cirúrgico, se são equivalentes ou se um tem grau de eficácia maior que o outro. c) Se o procedimento cirúrgico para retirada do cateter está indicado no caso da autora e se é imprescindível para a saúde de Celina. d) Qual seria exatamente o melhor procedimento para a retirada do cateter. e) Se a paciente tem condições de submeter-se ao procedimento cirúrgico, e qual o grau de risco dessa intervenção, se chega a ser um grau de risco que desaconselhe o procedimento. f) Se há e qual o perigo da demora, ou seja, quais as possíveis complicações de uma demora em realizar o procedimento solicitado.

O caso - Celina afirma que seus problemas de saúde tiveram início há um ano, após acidente ocorrido com ela e o marido, na BR-262, no Jardim Noroeste. Um caminhoneiro dormiu ao volante e atingiu o casal.

Com a colisão, o marido sofreu uma lesão na coluna e ficou em uma cadeira de rodas. Celina teve o braço esfacelado, ficou meses no hospital e fez vários enxertos de pele.

Durante esse período, como apenas um braço podia receber soro porque o outro estava muito machucado, ela teve veias estouradas.

A solução encontrada pelos médicos foi o uso do intracath, que dá acesso a veias mais grossas. No entanto, o objeto metálico não foi retirado.

Celina teme a morte durante a retirada do cateter. No entanto, com o objeto no corpo ela teve outras complicações, como pneumonia e problemas no fluxo sanguíneo.

Nos siga no Google Notícias