ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Juíza manda Estado interditar Unei do Los Angeles

Redação | 20/10/2009 15:24

A juíza da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Katy Braun do Prado, deferiu liminar da Defensoria Pública do Estado, que determina ao governo a interdição da Unei (Unidade Educacional de Internação) Novo Caminho, no Bairro Los Angeles, em Campo Grande. O descumprimento à decisão prevê multa de R$ 15 mil ao dia.

Todos os adolescentes que cumprem medida educacional na Unei deverão ser retirados do local em 30 dias, contatos a partir de 13 de outubro, data do despacho.

A decisão prevê ainda adequações à Unei Dom Bosco, localizada na saída para Três Lagoas, em 90 dias. Apenas 48 adolescentes poderão permanecer no local, já que esta é a capacidade da Unei.

No pedido formalizado à juíza, a Defensoria argumenta que: "invocou os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da prioridade absoluta e da proteção especial aos adolescentes autores de atos infracionais; o Estatuto da Criança e do Adolescente que preconiza o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e a Convenção sobre Direitos da Criança - para pedir a interdição total da Unei "Novo Caminho" e parcial da Unei Dom Bosco".

A Defensoria também pedia a criação e manutenção de unidades educacionais de acautelamento provisório e de internação que atenda toda a demanda de Campo Grande e que todas as Uneis observem a separação dos adolescentes por critério de gênero, idade, compleição física e gravidade da infração; instalações físicas adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança e acessibilidade aos objetos necessários à higiene pessoal; vestuário e alimentação suficientes e adequados à faixa etária dos adolescentes atendidos; cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos; escolarização, profissionalização, atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de lazer.

O pedido foi acatado para garantir agilidade no caso. "Quanto ao perigo da demora, ele é extraído do fato de que, no dia 17 de setembro o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, (Wantuir Jacini), em resposta ao convite da Defensoria Pública para ajustamento de conduta respondeu o estado de Mato Grosso do Sul detém o 17º PIB estadual e, nesta posição, a sua economia não tem capacidade para atender prontamente todas as suas necessidade, suas demandas, pautando-se, então, na priorização de acordo com as suas metas de trabalho e investimento, e dentro da sua capacidade financeira, todas as necessidades das Uneis serão gradativamente atendidas,conforme permitir a arrecadação orçamentária do Estado", diz a decisão.

Em vistorias às unidades, o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) flagrou adolescentes em condições insalubres. Alguns não tinham colchões para dormir, em unidades que se assemelham a presídios.

Nos siga no Google Notícias