ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Juíza rejeita afastamento de procuradores em caso Veron

Redação | 03/05/2010 13:50

A juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Federal de São Paulo, rejeitou pedido de afastamento dos dois procuradores de Mato Grosso do Sul e Bahia, designados para acompanhar o júri do caso Veron, cacique assassinado em 2003 na região de Dourados.

A solicitação havia sido feita pela defesa, para impedir que os procuradores da república Marco Antônio Delfino de Almeida (MS) e Vladimir Aras

(BA).continuassem atuando na acusação.

Segundo a defesa, estaria sendo violado o princípio do "promotor natural", já que o julgamento ocorre em São Paulo. A juíza, no entando, considerou que "o MP é uno e indivisível".

A acusação tem como titular o procurador da República Roberto Antonio Dassié Diana, de São Paulo. A Funai foi admitida como assistente de acusação e será representada no júri pelo procurador federal Derly Fiuza.

O caso foi desaforado de Mato Grosso do Sul para São Paulo, a pedido do Ministério Público Federal por consideram que o júri não seria isento em Mato grosso do Sul, por conta da pressão de fazendeiros e do preconceito contra os índios.

São julgados Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge

Cristaldo Insabralde, três capatazes da fazenda Brasília, onde em 2003 Veron foi assassinado a pauladas. Um quarto acusado pela morte de Veron, Nivaldo Alves Oliveira, está foragido, e o processo em relação a ele foi desmembrado e suspenso.

"Os denunciados ficaram presos preventivamente por quase 4 anos e 6 meses, tendo sido soltos por meio de um habeas corpus concedido pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Foi relator o ministro Gilmar Mendes, que reconheceu excesso de prazo na prisão preventiva", lembra o MPF em nota oficial.

Em 2008, o Ministério Público ofereceu denúncia contra mais 24 pessoas que estariam envolvidas no crime.

Nos siga no Google Notícias