ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Juízes consideram legal assinatura básica de telefonia

Redação | 01/02/2008 15:30

A cobrança de assinatura básica de telefonia fixa foi considerada legal pelos juízes da 1ª Turma Recursal Mista dos Juizados Especiais. Contrários à sumula publicada no dia 21 de janeiro e que considerou a cobrança ilegal, os juizados decidiram na quinta-feira, dia 31 de janeiro, em favor da empresa de telefonia no julgamento de 300 processos.

A sumula foi publicada como forma de uniformizar a jurisprudência das decisões das turmas recursais e considerou ilegal a cobrança. A decisão levou uma enxurrada de consumidores para aos Juizados Especiais com o objetivo de ressarcimento dos pagamentos. A procura aumentou 300%. As ações questionam a cobrança dos últimos cinco anos, pedem a devolução do dinheiro e encerramento do tributo.

Alguns consumidores tiveram decisão favorável, mas o parecer da quinta-feira das turmas recursais demonstra que não há entendimento unânime sobre a questão. A súmula ainda cabe recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal).

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) já considerou a cobrança legal. Para os consumidores que ainda pretendem questionar a tarifa básica é importante saber que, mesmo com a súmula, o ressarcimento não é garantia. Os usuários da telefonia fixa têm até 5 anos para reclamar da assinatura. O consumidor não precisa de um advogado ou defensor público se a cobrança não ultrapassar 20 salários mínimos.

Nos siga no Google Notícias