ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Juntos há 23 anos, casal oficializa união durante a Caravana da Saúde

No fim de semana, o casal Ademar e Neuza conseguiu a sonhada certidão de casamento, que teve como testemunha o filho de 15 anos

Alberto Dias | 23/05/2016 13:20
Ademar e Neuza assinando o documento que muda o estado civil. (Foto: Fernando Ientzsch)
Ademar e Neuza assinando o documento que muda o estado civil. (Foto: Fernando Ientzsch)

"Em nome da lei, os declaro casados". A frase típica proferida em cartórios durante as uniões civis também é dita num cenário imprevisível, entre consultas, exames e cirurgias. A Caravana da Saúde, que já realizou mais de 40 mil atendimentos no pavilhão Albano Franco, também é palco de casamentos. Desde a abertura oficial do projeto na Capital, em 14 de maio, um total 170 casais tiveram a oportunidade de assumir, gratuitamente, a relação estável diante de um juiz de paz.

Entre os ansiosos pelo "sim" estavam Ademar Colman e Neuza Soares. Eles partiram do bairro Marajoara, região sul da cidade, para conseguir a tão esperada certidão de casamento. Ademar conta que se apaixonou por Neuza desde a primeira vez que a viu numa rua do município de Jardim, onde viviam antes de mudarem para Campo Grande, há nove anos. "Morávamos perto e logo começamos a namorar", relembra o auxiliar de serviços gerais. De lá pra cá se passaram 23 anos e desta união nasceu Agileu Soares Colman, de 15 anos, que acompanhou os pais neste "momento especial".

A cerimônia foi rápida e os dois assinaram o registro civil dentro do estande da Justiça Itinerante e Comunitária, que percorre bairros da Capital há 15 anos, promovendo casamentos e divórcios. Terminado o protocolo, o casal foi orientado a comparecer daqui a algumas semanas à Vara do Juizado Especial para retirar o documento oficial, adquirido por meio desta iniciativa do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Na Caravana, os casamentos acontecem aos finais de semana, quando os atendimentos de saúde são ampliados a 11 especialidades médicas e as empresas e entidades parceiras oferecem serviços como este. Neste fim de semana, a procura pelo casamento civil aumentou expressivamente, conforme o juiz Cesar Miozzo, que acompanhou as cerimônias no sábado e domingo. "No primeiro fim de semana da Caravana fizemos 49 casamentos e no segundo esse número saltou para 120", contou o magistrado.

Ele acrescenta que no local também são oficializados divórcios e que, felizmente, o número de pessoas buscando a separação é bem menor que o de novas uniões. Neste fim de semana, foram registrados sete pedidos de divórcio, além de dois reconhecimentos de paternidade. Por fim, o juiz lembra que novas uniões civis poderão ser feitas no próximo sábado e domingo no pavilhão Albano Franco - último fim de semana da Caravana da Saúde em Campo Grande.

Serviço - Para mais informações sobre a Justiça Itinerante, bem como os documentos necessários e testemunhas, basta ligar para os telefones 3314-5503 ou 3314-5510, em horário comercial.

Filho de 15 anos é testemunha no casamento dos pais, ocorrido dentro do ônibus ao fundo. (Foto: Fernando Ientzsch)
Filho de 15 anos é testemunha no casamento dos pais, ocorrido dentro do ônibus ao fundo. (Foto: Fernando Ientzsch)
Nos siga no Google Notícias