ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Justiça aciona Polícia Federal para desocupação do Incra

Redação | 08/11/2008 15:47

Oficiais de justiça recorreram à Polícia Federal para cumprirem o mandado de reintegração de posse do prédio do Incra, que é ocupado por cerca de 700 sem-terra desde a última quarta-feira.

Na tarde de hoje os oficiais foram a até a sede do Instituto para entregar a mandado. Os sem-terra tinham pedido, à Justiça Federal, permissão para permanecerem no local até segunda-feira, mas foi negado pelo juiz federal Dalton Igor Kita Conrado.

Após a comunicação oficial, o grupo fez uma pequena assembléia e decidiu deixar o Incra, mas não neste sábado. O grupo quer um prazo até segunda-feira às 7h, alegando falta de transporte para todas as pessoas. Os sem-terra calculam que seriam necessários 14 ônibus para levá-los de volta até seus municípios, o que não é possível conseguir para hoje.

Diante da negativa do grupo,os oficiais seguiram até a sede da PF para comunicar a necessidade de força policial para proceder a retirada das famílias.

O ouvidor do Incra, Júlio Trajano, e o deputado estadual, Pedro Kemp (PT), estão no local e tentam, junto ao governo do Estado e ao próprio Instituto, conseguir os ônibus necessários.

Situação - Todas as salas do prédio do Incra estão ocupadas, há colchões, trouxas de roupas e comidas por onde quer que se ande. Neste momento, os ocupantes cantam músicas do movimento dos sem-terra.

Desde quarta-feira tem chegado pessoas de assentamentos e acampamentos de sete municípios do Estado: Itaquiraí, Japorã, Sidrolândia, Corguinho, Dois Irmãos, Terenos e Dourados. A maioria deles veio de carona até Campo Grande.

Resposta -  Na Polícia Federal, a resposta é que a desocupação não deve ocorrer neste final de semana. A PF explica que a maioria dos agentes ainda está envolvida na Operação Vulcano, que ontem prendeu 37 pessoas em Mato Grosso do Sul por fraude contra a Receita Federal.

Quase todos os agentes de Campo Grande estão em Corumbá, onde estava à maior parte da quadrilha que fraudava exportações. Por isso, não há viaturas nem agentes em número suficiente para cumprir a determinação judicial. Os agentes que já retornaram a Campo Grande estão cansados, pois, segundo a PF, dobraram o plantão.

Nos siga no Google Notícias