ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Justiça condena Sesc por contratar professores terceirizados

Paula Maciulevicius | 21/10/2011 20:32

A entidade foi condenada a não contratar professores na condição de trabalhadores autônomos, sob a forma de contrato de prestação de serviços

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Mato Grosso do Sul condenou o Sesc por registrar como empregados todos os professores e instrutores da entidade, contratados como prestadores de serviços, sem os direitos previstos na legislação trabalhista.

A Justiça negou o recurso da entidade e manteve a decisão proferida pelo juiz da 4ª Vara do Trabalho de Campo Grande, Carlos Roberto Cunha.

Em sua decisão, o magistrado determinou que o Sesc oficializasse os contratos com todos os empregados que vem sendo recrutados e mantidos sob a forma de contrato de prestação de serviços autônomos.

A entidade foi condenada a não contratar ou recrutar professores e instrutores necessários à sua atividade fim, que é o ensino profissionalizante, na condição de trabalhadores autônomos, sob a forma de contrato de prestação de serviços.

A instituição recorreu ao Tribunal e alegou que não existia vínculo empregatício com os professores que ministravam aulas no EJA (Educação de Jovens e Adultos) porque esses cursos não eram regulares.

O Tribunal rejeitou o recurso em virtude da existência dos requisitos característicos do vínculo de emprego, como o controle da frequência dos prestadores de serviço e a participação deles em semanas pedagógicas.

A condenação teve origem em ação ajuizada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho). A entidade vinha contratando os professores que ministravam aulas no EJA como se fossem autônomos, retirandodireitos trabalhistas como a carteira assinada, o fundo de garantia por tempo de serviço, previdência social, férias e décimo terceiro salário.

A decisão se aplica a todas as unidades do Sesc instaladas em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias