ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Justiça convoca clientes que pagaram por hidrômetros

Redação | 28/09/2009 15:38

A Justiça deve publicar ainda nesta semana edital de convocação aos 75 mil consumidores que em 95 pagaram pela troca de hidrômetros em Campo Grande.

Ação Pública contra a Sanesul, há 14 anos a responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgoto na Capital, contestou a cobrança pela substituição de 75 mil medidores, com 10 anos ou mais de uso.

O argumento era acúmulo de ferrugem e consequente falha na medição de consumo.

O Ministério Público Estadual alegou que a troca era feita com ou sem o consentimento ou presença do consumidor.

A população passou a ser notificada sobre a substituição dos hidrômetros e valor a ser pago também em multa, por falha que levava ao erro na medição.

"A Sanesul impôs multa compulsoriamente, sem permitir o direito de defesa do consumidor, suspendendo o fornecimento de água aqueles que não efetuassem o pagamento no prazo de 48 horas, mesmo estando em dia com o pagamento das faturas mensais", lembra o MPE.

Apesar de acordo na época com o Procon, cortes no fornecimento de água foram feitos no caso de quem não fizesse o pagamento, sem direito de defesa.

Com a decisão da Justiça de devolução do valor pago pelos hidrômetros, as multas também foram anuladas. Os valores já repassados à empresa devem ser devolvidos em dobro.

Os clientes prejudicados têm 60 dias para procurar a Defensoria Pública, em caso de carência econômica, e habilitar-se na ação pública, junto a Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais, para garantir o ressarcimento.

Nos siga no Google Notícias