ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Justiça do Trabalho ganha aval do STJ para julgar ações contra usinas

Aline dos Santos | 13/07/2013 12:38

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) liberou a Justiça do Trabalho para julgar ação que envolve usinas sucroalcooleiras em Mato Grosso do Sul. A decisão reconhecendo a competência veio na última quarta-feira.

O conflito foi levado ao tribunal após impasse quanto à competência da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho para julgar as ações. Para a União e os produtores, a ação deveria ser julgada pela Justiça Federal.

O MPT (Ministério Público do Trabalho) e MPF (Ministério Público Federal) entraram na Justiça contra o “Consórcio de Produtores Rurais José Wagner Meneghetti e outros”, em Vicentina, para cobrar a implementação de plano socioassistencial previsto em lei federal. A União foi questionada para cobrar a fiscalização do cumprimento da legislação.

Segundo o procurador do trabalho Jeferson Pereira, há mais de uma década, as usinas e produtores rurais de cana-de-açúcar do Estado vêm deixando de implementar as ações. “Redundando em enormes prejuízos à classe trabalhadora envolvida nesse setor”, afirma. De acordo com estimativas do MPT, em 10 anos, no período de 2000 a 2010, cerca de R$ 30 milhões deixaram de ser empregados nesses programas.

O setor empregou diretamente 30.500 trabalhadores na safra 2012/2013, constituindo-se a segunda maior massa salarial no Estado. No total, 17 ações civis públicas contra 31 empreendimentos industriais e agrícolas, usinas e fornecedores de matéria prima, e contra a União cobram a implantação e fiscalização do plano.

Em quatro ações, os ministros relatores entenderam que a competência é da Justiça Federal. O MPT, então, recorreu em todas. No caso da ação contra o Consórcio de Produtores Rurais de Vicentina, caberá à Justiça do Trabalho de Fátima do Sul julgar o pedido.

Nos siga no Google Notícias