ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Justiça Federal suspende exigência de exame toxicológico para obter CNH

Nyelder Rodrigues | 08/03/2016 20:52

A Justiça Federal atendeu pedido do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul e suspendeu a exigência de exame toxicológico para motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E.

Deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trãnsito) tornou o exame obrigatório para obter ou renovar a habilitação nessas categorias. Porém, o Detran sul-mato-grossense entrou com recurso contra a exigência, tendo tutela antecipatória concedida.

A ação foi deferida pela juíza federal Monique Marchioli Leite, da 4º Vara Federal de Campo Grande. No parecer, são citadas as preocupações do Detran sobre a demora na concessão da CNH com a exigência do exame, ameaçando o direito de trabalho e também ao auto custo para a realização do exame.

“Somos favoráveis a medidas que reduzam os acidentes e aumentem a segurança no trânsito. Porém o exame tem algumas brechas e tornará o processo de habilitação mais demorado e mais caro ao usuário”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro.

Exame - Na semana passada, o Detran-MS  entrou com ação na Justiça Federal para derrubar a exigência do exame e uma das justificativas era a falta de rede credenciada em Mato Grosso do Sul. Novidade para os motoristas profissionais, o exame toxicológico custa R$ 360 em Campo Grande, demora quinze dias para ficar pronto e é feito por meio de recolhimento de cabelo ou pelo.

Nos siga no Google Notícias