ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça manda Caixa quitar saldo devedor de imóveis no Estado

Edmir Conceição | 23/08/2011 11:39

As decisões beneficiaram mutuários do Conjunto União II, Iracy Coelho e São Francisco.

A Caixa Econômica Federal terá que quitar o saldo devedor dos imóveis de três mutuários do Sistema Financeiro da Habitação em Mato Grosso do Sul. O banco também foi obrigado a devolver as parcelas cobradas indevidamente a partir de dezembro de 2000, corrigidas monetariamente.

Em ações propostas pela Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) em Campo Grande, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região em São Paulo negou recurso em que o banco alegava que os mutuários não tinham direito a se beneficiar do FCVS (Fundo de Compensação das Variações Salariais).

“As decisões transitaram em julgado e não cabem mais recursos, o que obriga a Caixa a cumprir as determinações imediatamente”, explica o diretor da ABMH em Campo Grande, José Carlos Teixeira.

As decisões beneficiaram os mutuários Ozená Alves de Almeida, do Conjunto União II, Fernando Cano, do Residencial Iracy Coelho e Márcia Kohara Severino, do Bairro São Francisco.

De acordo com o diretor, ao recorrer de decisões em primeira instância, a Caixa argumentou que os mutuários já tinham sido beneficiados pela cobertura do FCVS em outros contratos. O benefício está previsto na Lei 10.150/2000.

“É direito do mutuário a manutenção da cobertura do FCVS e, por consequência, a liquidação antecipada do saldo devedor, com desconto de cem por cento pelo Fundo, desde que o contrato tenha sido celebrado até 31 de dezembro de 1987 (art. 2.º, § 3.º, da Lei n. 10.150/2000)”, escreveu em sua decisão o juiz federal João Consolim.

Teixeira diz que a Caixa tem recorrido de decisões semelhantes sem a menor chance de obter êxito. “O banco tinha que aceitar todos os pedidos de quitação de saldo devedor com base no FCVS. Há um desgaste muito grande e sobrecarga desnecessária ao Judiciário”, justifica.

A ABMH sugere aos mutuários cujos contratos estiverem amparados pela Lei 10.150 e que não receberam a baixa da hipoteca para que procurem orientações de especialistas a fim de obter a quitação do imóvel.

Nos siga no Google Notícias