ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça tira conselheiro tutelar do cargo em Dourados

Redação | 15/05/2009 11:03

Willian Cezar Lopes foi destituído do cargo de conselheiro tutelar de Dourados, cidade que fica a 221 quilômetros de Campo Grande, por determinação judicial. No lugar dele tomou posse imediata o primeiro suplente.

A decisão é do juiz Zaloar Martins de Souza, da Vara da Infância e da Juventude, em atendimento à ação civil pública impetrada pelo MPE(Ministério Público Estadual).

Na ação, ficou caracterizado ausência de idoneidade moral de Willian em razão da prática de atoincompatível com o exercício da função.

A ação foi resultado de uma denúncia de que o conselheiro teria praticado agressões físicas e verbais contra um adolescente, que segundo ele, foi acusado de roubas uma bicicleta e chamado de vagabundo. Ele conta que ainda recebeu um tapa no rosto, um soco na barriga, um chute na bunda, sendo segurado pelos braços e empurrado contra a parede.

Segundo o juiz, é inadmissível que um conselheiro tutelar, designado pela sociedade, para empenhar a proteção e orientação às crianças e adolescentes, desprenda-se dessa função e adote conduta a ela diversa, preterindo os elevados interesses dos menores, assumindo postura de ameaça aos direitos.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente é garantido à proteção integral dos tutelados, exigindo como um dos requisitos primordiais do conselheiro tutelar a reconhecida idoneidade moral.

O Conselho Tutelar é um órgão encarregado de selar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, como respeito e dignidade.

Nos siga no Google Notícias