ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Laudo da Funasa aponta causa de morte de menino indígena

Redação | 23/09/2010 15:23

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) emitiu nota com as causas da morte do menino indígena de três anos, que faleceu na última terça-feira em aldeia no município de Coronel Sapucaia, cidade distante 400 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o atestado de óbito, a criança teve uma parada cardiorrespiratória, agravada por quadro de pneumonia, desidratação e desnutrição.

Por conta de conflitos entre proprietários rurais e indígenas, os órgãos que prestam atendimento às aldeias estavam impedidos de entrar na fazenda.

"A partir de amanhã, a Funasa volta a prestar atendimento normal aos indígenas isolados na fazenda de Coronel Sapucaia. Conversamos com o advogado da proprietária e demais órgãos envolvidos e as atividades retornam nesta sexta-feira", garantiu Nelson Carmelo, chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena.

Nelson complementa que em reunião nesta quinta-feira entre Funasa, MPF (Ministério Público Federal), Funai (Fundação Nacional do Índio) e prefeitura de Coronel Sapucaia, ficou acordado o retorno do atendimento.

Três crianças foram levadas hoje para avaliação média no posto de atendimento em Amambai, distante cerca de 25 quilômetros da aldeia em Coronel Sapucaia. Elas retornam ainda nesta quinta-feira para o grupo de 70 famílias acampadas na propriedade rural.

Nos siga no Google Notícias