ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Legalização de ambulantes nos terminais de ônibus causa polêmica

Viviane Oliveira | 19/02/2014 13:34
Vendedor ambulante no terminal General Osório, região do Coronel Antonino. (Foto: Marcos Ermínio)
Vendedor ambulante no terminal General Osório, região do Coronel Antonino. (Foto: Marcos Ermínio)

Virou polêmica o projeto de lei que permite a presença de vendedores ambulantes nos oito terminais de transbordo em Campo Grande. De um lado os comerciantes dizem que é injusto porque os ambulantes não pagam impostos. Do outro, os vendedores informais se defendem alegando que só querem trabalhar com dignidade.

O comerciante Manoel Francisco Guimarães, 52 anos, tem uma pequena loja em frente ao terminal General Osório e se diz prejudicado com a permanência dos vendedores no local. “Eu pago aluguel do imóvel, água, luz e impostos. No final das contas tenho que vender o produto um pouco mais caro para conseguir me manter”, reclama.

Ele alega que o ambulante acaba vendendo a mesma mercadoria mais barata, pois não tem gastos que um comerciante legalizado tem. “Não sou contra eles, pelo contrário até repasso mercadoria para eles venderem no terminal, mas não é justo com a gente”, lamenta, acrescentando que até brinquedo é comercializado nos terminais.

“Isso é uma palhaçada”. O desabafo é de Glaucea da Silva Paim, 30 anos, que vende salgados próximo ao terminal para ajudar a mãe. “Nós também pagamos impostos e ainda não montamos um negócio porque o dinheiro mal dá para comer, afirma.

A eletricista Patrícia Penaves, 31 anos, é a favor dos ambulantes continuarem nos terminais. Para ela, todo mundo tem o direito de trabalhar com dignidade. “É justo. A prefeitura deveria legalizar e fiscalizar”, destaca.

Patrícia é a favor dos ambulantes e diz que a Prefeitura deve apoiar e legalizar o projeto. (Foto: Marcos Ermínio)
Patrícia é a favor dos ambulantes e diz que a Prefeitura deve apoiar e legalizar o projeto. (Foto: Marcos Ermínio)
Manoel Francisco se diz prejudicado, pois a concorrência e desleal. (Foto: Marcos Ermínio)
Manoel Francisco se diz prejudicado, pois a concorrência e desleal. (Foto: Marcos Ermínio)

A comerciante Eliza Regina da Cruz, 42 anos, acha desleal a concorrência com os ambulantes. Ela tem uma lanchonete na região do bairro Coronel Antonino e disputa a clientela com os vendedores informais. “Qualquer deslize aqui, a Vigilância Sanitária multa, nos terminais os ambulantes manuseiam os alimentos do jeito que bem entendem e não dá em nada”.

De autoria do vereador Coringa (PSD), o projeto aprovado nesta terça-feira por unanimidade, prevê a necessidade de o vendedor obter cadastro da prefeitura. Para obter o documento, o ambulante precisará provar não ter renda formal e confirmar a necessidade da ativada para garantir o sustento da família.

Ainda conforme o projeto, para assegurar a licença será necessário fazer parte da associação. A proposta prevê também multa de R$ 100 até R$ 1 mil para o ambulante que desrespeitar as regras, como por exemplo, comercializar produtos não autorizados. Para começar a valer, o projeto precisa ser aprovado pelo prefeito Alcides Bernal (PP).

Nos siga no Google Notícias