ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Lei das caçambas mudou em 2006, mas sem regulamentação

Redação | 02/12/2009 14:19

A lei que regulamenta o uso de caçambas de entulhos esta em vigor desde 1993 em Campo Grande, porém desde então os vereadores alteram e acrescentam emendas.

Neste semana, a Câmara deve colocar em votação uma nova lei sobre o assunto, com base nas normas de 1993, em um projeto de 1997 e em outras duas alterações, feitas na sequência.

Os autores do projeto atual, Airton Saraiva (DEM) e Paulo Siufi (PMDB), apresentaram um projeto em 2005, que alterava a lei de 1997 e no ano seguinte, 2006, apresentaram novamente projeto sobre para uso das caçambas.

Segundo Saraiva, o projeto de 2006 foi aprovado, mas a lei nunca foi regulamentada pela prefeitura e esta seria a razão para eles apresentarem novamente um projeto que dita as regras para uso e retirada das caçambas.

De acordo com o texto deste ano, os projetos anteriores tratavam da obrigatoriedade de se utilizar caçambas para retirar entulhos. Já o atual traz normas, exige condutas e impõe sanções aos descumprimentos. Mesmo acrescido de informações novas, sua base é na lei de 1993.

Saraiva ainda disse que ele e Paulo Siufi começaram a trabalhar nesta nova lei há quase um ano e que realizaram audiências públicas e reuniões com os empresários do ramo, além de receberem sugestões da Agetran.

"Começamos a trabalhar nele após ver na imprensa os acidentes fatais com caçambas. Então fizemos outro projeto, já que o último não foi regulamentado pelo prefeito".

O presidente da Câmara e autor do projeto, Paulo Siufi, disse que o último projeto não foi regulamentado pelo prefeito devido às falhas existentes. De 2006 até hoje, o projeto existia, mas não era regulamentado.

"Começamos a trabalhar em um novo projeto no começo do ano. Fizemos reuniões com caçambeiros, lideranças de bairro, Agetran, Bombeiros. Para entender as razões e especificar as normas de segurança", comentou Siufi. O vereador disse que analisaram tudo que funciona e não funciona nas leis anteriores e lapidaram novas regras.

Na gaveta - O tema de regulamentar as caçambas é antigo, o primeiro projeto de 1993 é de autoria do falecido William Maksoud. Depois, baseado neste, o vereador Pedro Prevatto, apresentou em 1997, projeto semelhante, com algumas mudanças.

Em abril de 2005, os vereadores Paulo Siufi, Airton Saraiva e Pastor Sérgio apresentaram projeto que acrescentava dispositivos na lei de 1997, tais como cores das caçambas, prazo para recolhimento em caso de apreensão e outros. Em 14/03/2006, os mesmos vereadores voltaram a apresentar projeto que regulamentava a utilização das caçambas. O atual projeto foi apresentado em 28 de outubro de 2010.

De acordo com Paulo Siufi, dessa vez o prefeito irá regulamentar o projeto. Mesmo assim, "nada impede que daqui 6 meses ou um ano, possam ser apresentadas emendas aditivas ou um novo projeto, que melhore as medidas", disse o vereador.

Nos siga no Google Notícias