ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Lei do tapume em banco já existe em cidades da PB e MG

Redação | 24/02/2010 16:38

A lei aprovada hoje pelos vereadores de Campo Grande que obriga os bancos a instalarem biombos, tapumes ou estruturas similares nos locais de atendimento ao público já existe pelo menos em outros dois municípios brasileiros: João Pessoa (PB) e Contagem (MG).

Em João Pessoa, os bancos foram obrigados a instalar painéis de quase dois metros de altura, separando o ambiente dos caixas e a fila de espera.

Naquela cidade, por conta de leis municipais, é proibido o uso de celulares dentro das agências bancárias, que têm que ter, no mínimo, três câmeras filmando o que acontece fora do banco.

De acordo com matéria exibida no Bom Dia Brasil, após as medidas, o número de crimes do tipo conhecido como "saidinha do banco" caiu em 90%.

No golpe, um "olheiro" fica dentro do banco observando quem deixa o caixa com dinheiro e avisa, através de um telefone celular, um comparsa que espera do lado de fora da agência.

Um dos autores da lei aprovada em Campo Grande, o vereador Herculano Borges (PSC) também pretende apresentar na próxima semana um projeto que obrigue as agências a filmar o que acontece na rua. "Os bancos têm toda condição de se adequar", diz.

Já em Contagem (MG), leis municipais obrigam a instalação de divisórias que impeçam a visão de quem ocupa os caixas eletrônicos e câmeras de vídeo no exterior dos estabelecimentos, com imagens arquivadas por três meses. No entanto, conforme reportagem da Folha de Contagem de 18 de fevereiro, as leis ficaram só no papel.

Na capital sul-mato-grossense, o Projeto de Lei 6.728/09 foi aprovado pelos vereadores em duas votações e segue para a sanção do prefeito Nelson Trad Filho. Se sancionada, os bancos terão 90 dias para se adequarem à exigência sob pena de multa diária de 50 Uferms (R$ 693,50) por agência bancária ou posto de atendimento em que não tiver o equipamento.

O projeto é dos vereadores Herculano Borges (PSC) e Carlos Augusto Borges (PSB).

Nos siga no Google Notícias