ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Lei proíbe acumulo de vagas em universidades públicas

Redação | 15/11/2009 06:52

Foi sancionada na última quinta-feira a lei que proíbe que um estudante ocupe simultaneamente duas vagas em universidades públicas. Na avaliação do autor do texto, deputado Maurício Rands (PT-PE), a proibição vai ampliar a oferta de vagas nas universidades públicas.

Segundo o parlamentar, a idéia partiu do Grupo de Apoio ao Remanejamento de Vagas, de Pernambuco, que se mobilizou para localizar as vagas que não estavam sendo efetivamente ocupadas.

"Essa medida vai destravar vagas e se harmonizar com as diretrizes traçadas pelo Ministério da Educação de ampliar a oferta de vagas nas universidades públicas", disse.

Ele explica que o levantamento mostrou ser comum um único universitário estar matriculado em mais de um curso, porém deixa de freqüentar um deles. A idéia é abrir vagas hoje ocupadas por estes estudantes.

A partir de agora, os novos acadêmicos matriculados a partir de dezembro terão que optar por uma das vagas, sob o risco ter a primeira cancela no caso da mesma instituição e a segunda quando a universidade for diferente.

O parlamentar afirmou que apenas um terço das vagas de ensino superior hoje são oferecidas pela rede pública.

Nos siga no Google Notícias