ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Lei proposta pelo Gverno sobre SUS prevê contratação da iniciativa privada

Marta Ferreira | 28/09/2011 08:57

Mensagem foi encaminhada à Assembleia Legislativa, reorganizando gestão compartilhada do sistema público de saúde

Está tramitando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul projeto de lei do Executivo que reorganiza a gestão compartilhada do SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul. Uma das previsões é sobre a relação do Poder Público com a iniciativa privada no atendimento de saúde.

O projeto, segundo a mensagem enviada pelo governador aos deputados, é fruto de um estudo apronfundado da Secretaria de Saúde, com a consultoria da jurista Lenir Monteiro de Andrade Santos.

A ementa, que resume o teor do projeto, informa que ele trata das relações de colaboração no âmbito da “complementaridade dos serviços de saúde e das relações de fomento e parceria entre o Poder Público e o setor privado”.

No texto da lei proposta está previsto, inclusive, o fomento à iniciativa privada sem fins lucrativos para a execução de programas de interesse de saúde, com finalidade de aprimorar o desempenho dos serviços públicos com transferência de tecnologias.

Em outro artigo, a proposta de lei prevê a contratação de entidades privadas lucrativas para complentar os serviços do SUS, mediante contrato de prestação de serviços de assistência à saúde. Esses contratos, conforme o texto enviado à Assembleia, “deverá observar às normas da lei de licitação e contratos; os princípios, diretrizes e bases do SUS; a legislação federal acerca da matéria, bem como respeitar os planos de saúde do Estado e dos Municípios”

A proposição vem dias depois de a Secretaria de Saúde ter incluído as instituições de saúde privadas sem fins lucrativos na contratualização dos serviços do SUS.

Fundação para o HR- A proposta de lei acrescenta a assistência à saúde entre as tarefas da Secretaria, o que não estava previsto antes, embora seja uma das funções. Outra alteração é a transformação da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde) em Fundação Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

A mudança, explica o texto, é para adequar a fundação ao que ocorre na prática. Ela foi criada com a tarefa de administrar o HR, o Hemosul e o Lacen (Laboratório Central), mas de fato só cuida do hospital.

A mensagem e o projeto de lei foram publicados no Diário Oficial de hoje, dando início ao trâmite na Assembleia.

Nos siga no Google Notícias