ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Liberado refúgio a juiz que denunciou Evo Morales

Aline Queiroz | 14/01/2011 18:49

Magistrado fez o pedido em julho do ano passado

O Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) deferiu o pedido do juiz boliviano Luiz Hernando Tapia Pachi, que desde julho tenta refúgio no Brasil porque se considerava vítima de perseguição do governo.

O magistrado era o responsável por investigar o caso de três estrangeiros mortos na Bolívia em abril de 2009.

Durante a análise do pedido, o juiz pôde permanecer em Mato Grosso do Sul e a decisão é da última reunião do Conare, realizada dia 17 de dezembro do ano passado.

Sobre os estrangeiros – O romeno Arpád Magyarosi, o boliviano-húngaro Eduardo Rózsa Flores e o irlandês Michael Dwyer organizavam uma ação para matar o presidente Evo Morales.

Durante as investigações, as evidências levavam o juiz a acreditar que a operação da polícia representou "um desastroso equívoco" do governo Morales. Com isso, o caso foi transferido de sua jurisdição, em Santa Cruz de La Sierra, para a capital La Paz.

A decisão sobre um pedido de refúgio é tomada após votação de sete pessoas, cinco delas vinculadas a diferentes ministérios, da Justiça, das Relações Exteriores, do Trabalho, da Saúde e da Educação, uma da PF e outra de uma organização não-governamental.

Nos siga no Google Notícias