ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Licitação para compra de tablets que serão usados por agentes está em fase final

Flávia Lima | 03/02/2016 14:44
Agentes de saúde e endemias de 11 cidades já estão passando por capacitação para utilizar aparelhos. (Foto:Divulgação)
Agentes de saúde e endemias de 11 cidades já estão passando por capacitação para utilizar aparelhos. (Foto:Divulgação)

A secretaria de Estado de Saúde está concluindo a licitação para a compra de tablets que serão usados por agentes de saúde e endemias que estão atuando no combate à dengue no interior do Estado. Além das cidades de São Gabriel do Oeste, Bonito, Maracaju, Bataguassu e Costa Rica, que já adotaram o projeto-piloto no início de janeiro, profissionais de outros 11 municípios já etão passando por treinamento para utilizar o aplicativo através de smartphones e tablets.

Segundo a assessoria da secretaria de Saúde, o número de agentes de cada município influencia no cronograma de capacitação, por isso algumas cidades podem levar mais tempo do que as outras para concluir o processo.

Mesmo antes da chegada dos equipamentos, os técnicos estão recebendo as orientaçõe ssobre como realizar o lançamento de dados no sistema e enviando os relatórios diários através de notebooks, pelo menos duas vezes ao dia, segundo o coordenador do Controle de Vetores do Estado, Mauro Lucio Rosa.

A vantagem dos tablets e smartphones é que as informações podem ser enviadas em tempo real aos técnicos da Sala de Situação, que coordenam e monitoram as ações no Estado.

Na semana passada o governo do Estado publicou decreto de emergência devido a situação de epidemia de dengue. O documento, conforme o secretário de Saúde do Estado, Nelson Tavares, ressaltou ao Campo Grande News, iria agilizar a aquisição dos tablets.

O secretário disse, inclusive, que a Receita Federal se prontificou a doar parte do material, assim como fez na época da implantação do projeto-piloto nas cinco primeiras cidades, quando foram doados 260 tablets.

No entanto, a assessoria destacou que não é possível especificar quantos aparelhos a Receita poderá doar nesta etapa, por isso a secretaria irá comprar parte dos tablets. A assessoria não informou quantos equipamentos nem qual o valor da compra que será feita pelo governo.

Já o coordenador estadual de Controle de Vetores disse que seriam necessários 5,5 mil tablets para atende todos os agentes quando o projeto está funcionando em todas as cidades. Até o momento foram distribuídos 400. De acordo com o secretário, muitos agentes se dispuseram a utilizar seus próprios smartphones para enviar os dados. "Todos estão preocupados e engajados nessa campanha", disse Tavares.

O secretário também ressaltou, na época da publicação do decreto de emergência, que a ideia era comprar, ao menos 300 tablets em caráter de emergência.

Ainda de acordo com Mauro Lucio Rosa, a expectativa é que uma nova remessa dos equipamentos seja entregue até o final do mês. A secretaria de Saúde também espera levar o projeto de combate à dengue a cerca de 50 municípios até o final  da segunda quinzena de fevereiro.

Nos siga no Google Notícias