ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Líder dos 'gatos' desenvolvia sistema para furtar energia por controle remoto

Fernando da Mata e Francisco Júnior | 02/03/2012 17:54

Ao todo, Operação 'Curto Circuito' da Polícia Civil prendeu 18 pessoas em Campo Grande e três cidades próximas

Peritos durante operação (Foto: Marlon Ganassin)
Peritos durante operação (Foto: Marlon Ganassin)

Destreza e facilidade com informática. Características que tornaram o eletricista Duedes Henrique de Almeida, 52 anos, um especialista em “gatos”. Ele era chefe da quadrilha que furtava energia em Campo Grande.

Segundo a Polícia Civil, Almeida era tão especialista que estava criando sistema de furto de energia por controle remoto. Para fazer os gatos, ele cobrava R$ 500 em média.

O eletricista foi um dos 18 presos durante a operação Curto Circuito, deflagrada nesta sexta-feira (2) pela Polícia Civil em Campo Grande, Sidrolânida, Ribas do Rio Pardo e Terenos.

De acordo com a Polícia, as investigações começaram em outubro do ano passado. Os crimes foram descobertas por meio de interceptação de ligações telefônicas autorizadas pela Justiça.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em 45 locais, dentre eles madeireiras, conveniências e lojas de materiais para construção. Os gatos foram localizados em 18 deles.

Apenas três pessoas ainda continuam presas. As outras 15 foram soltas após pagamento de fiança, já que o crime é de furto.

Conforme a Polícia Civil, desde que a operação foi deflagrada, a Enersul recebeu centenas de ligações de pessoas denunciando os próprios "gatos". As linhas da central de atendimento congestionaram com o volume.

De acordo com o delegado Fernando Nogueira, que coordena a operação, por mês o estado perde R$ 8 milhões com aproximadamente 35 mil furtos de água e energia.

Ainda segundo ele, as fraudes são feitas por uma rede organizada. Tem o intermediário, o fraudador, o beneficiário e agenciador que vai atrás dos clientes.

Nos siga no Google Notícias