ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Liminar sobre empréstimo ainda não está valendo

Redação | 23/03/2010 08:49

Sete dias depois de concedida pelo TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul ainda não produziu efeitos práticos a liminar que derruba a validade do decreto que tornou o Banco do Brasil a instituição financeira exclusiva para empréstimos consignados aos servidores públicos estaduais.

A liminar, concedida na quarta-feira passada, 17 de março, atendeu a pedido da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), entidade que reúne as instituições de pequena e média rede, sediada em São Paulo, questionando a medida adotada pelo governo do Estado.

O acompanhamento do processo mostra que ninguém foi notificado ainda da decisão e, portanto, os empréstimos consignados continuam restritos ao Banco do Brasil. A assessoria jurídica contratada pela ABBC confirmou que não houve notificação ainda, assim como o BB, que, conforme a decisão judicial, deverá ser informado pelo Governo do Estado.

O decreto mudando a regra é do dia 13 de fevereiro, sábado de Carnaval. Ele estabelece que só a instituição responsável pela administração da folha de pagamento, no caso BB, pode fazer empréstimos consignados, e ainda amplia o prazo dos financiamentos para até 72 vezes.

A promessa divulgada pelo governo é de que os juros oferecidos pela instituição, a maior do País, seriam os mais baixos do mercado.

Na liminar que derrubou a medida, o desembargador responsável pelo caso, Atapoã da Costa Feliz afirma que concedeu o pedido para preservar os interesses dos funcionários públicos estaduais que queiram fazer empréstimos em outras instituições que não o BB;

A decisão é provisória e o mérito da questão, se o decreto vai continuar tendo validade ou não, ainda vai ser julgado.

Nos siga no Google Notícias