ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Lira aponta infestação da dengue de até 2,4% em Corumbá

Redação | 24/11/2009 18:02

O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue chega até a 2,4% em alguns bairros de Corumbá, segundo o Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). A média do município está em 1,5%, considerado alto em relação ao percentual de 1% considerado normal pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Centro de Controle de Zooneses, o percentual chegou a 2,4% nos bairros Beira Rio, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso, Arthur Marinho, Aeroporto, Tiradentes, Fátima, Nossa Senhora de Fátima e Popular Nova. Também houve registro de 2,1% nos bairros Guató, Guanã, Kadiwéus, Nova Corumbá, Guarani, Jardim dos Estados, Jardinzinho, Popular Velha, Otacílio e São Vicente.

Os reservatórios de água localizados ao nível do solo em Corumbá continuam sendo os principais focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Ametlla, informou que 37,5% estão reservatórios de água ao nível de solo; 25% em depósitos móveis (vasos, plantas, etc.); 25% em depósitos fixos (calhas, lajes e ralos sanitários), e 12,5% em lixos e outros resíduos sólidos.

A gerente ressaltou que a alta incidência de infestação do mosquito nos reservatórios de água localizados ao nível de solo é preocupante. Ela explicou que medidas estão sendo adotadas e a mais viável continua sendo a cobertura das caixas d'água com capas (tipo tela), para evitar a entrada do mosquito.

"Ainda temos telas estocadas que serão colocadas nos locais mais preocupantes", afirmou. Ao mesmo tempo, a prefeitura realiza processo licitatório para a compra de mais 10 mil unidades.

Com relação ao setor um, no centro da cidade, o índice de infestação predial ficou em 0,6%, tendo os depósitos fixos como principais criadouros. Já o setor quatro, formado pelos bairros Universitário, Maria Leite, Centro América, Cristo Redentor, Previsul e Cravo Vermelho, não registrou focos.

Nos siga no Google Notícias