ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Livro reúne informações sobre 80 sítios arqueológicos em municípios de MS

Priscilla Peres | 16/09/2014 17:34
Oitenta sítios arqueológicos foram encontrados em diversas regiões do Estado. (Foto: Divulgação/UFGD)
Oitenta sítios arqueológicos foram encontrados em diversas regiões do Estado. (Foto: Divulgação/UFGD)
Alcinópolis detém 1/3 de todos os sítios arqueológicos do Estado. (Foto: Divulgação/UFGD)
Alcinópolis detém 1/3 de todos os sítios arqueológicos do Estado. (Foto: Divulgação/UFGD)

Será lançado nesta quarta-feira (17) o livro “Arte Rupestre em Mato Grosso do Sul”, que reúne informações inéditas sobre 80 sítios arqueológicos do Estado, distribuídos por diversos municípios. O resultado de um trabalho realizado há mais de um ano será apresentado durante o I Simpósio sobre Arte Rupestre em Mato Grosso do Sul, que ocorre amanhã e depois de amanhã, em Campo Grande.

Desde maio de 2013, pesquisadores percorrem o Estado atrás de informações sobre a arte rupestre, para que fosse feito um levantamento. "Esse projeto do inventário começou no ano passado e é o primeiro passo e o mais importante para se chegar as respostas que queremos", conta o pesquisador Rodrigo Simas Aguiar, doutor em Antropologia.

Uma das respostas procuradas pelos especialistas é saber por que o município de Alcinópolis - distante 402 km de Campo Grande, tem 1/3 de toda a arte rupestre encontrada no Estado. Mas o que os pesquisadores já sabem é que Mato Grosso do Sul tem grande potencial para a arqueologia.

"Com os dados reunidos agora vamos procurar as respostas, mas o que já sabemos é que o Estado se destaca nessa área. Existem sítios arqueológicos em muitos Estado, mas MS tem pontos muito importantes para serem pesquisados", destaca o professor. Entre as dificuldades encontradas no trabalho de campo, Rodrigo diz que o deslocamento até as áreas mais distantes foi um ponto para ser superado, com a ajuda de moradores locais e a história de cada cidade.

Simpósio - Durante dois dias, profissionais da área vão apresentar o Inventário da Arte Rupestre, que reúne 80sítios encontrados no Estado. O trabalho de mapeamento e cadastro desses sítios, foi feito em parceria entre Eletrosul, Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Os sítios rupestres são importantes para contar a história de ocupação do território. Com o inventário e os desdobramentos desse trabalho, a intenção é não só assegurar a preservação do patrimônio arqueológico sul-mato-grossense como, também, envolver a população nesse processo de conservação da história.

O evento é gratuito e a programação conta com atividades das 9h às 17h, no Grand Park Hotel, localizado na avenida Afonso Pena, 5.282.

Nos siga no Google Notícias